Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Práticas do TJMA concorrem a Prêmio de Equidade Racial do Judiciário

Antes do anúncio do resultado da premiação, as duas práticas serão apresentadas em programação com mais 13 de outros tribunais em seminário no auditório do CNJ

Publicado em 31 de Out de 2024, 12h00. Atualizado em 31 de Out de 2024, 11h14
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio de seu Comitê de Diversidade, concorre ao Prêmio Equidade Racial do Poder Judiciário com duas práticas: “Para Além do Dia 20 de Novembro: Diga Não ao Racismo” e “Narrativas e Escutatórias do Caminhar das Mulheres Negras". O resultado da premiação será anunciado na próxima terça-feira (5/11), ao final do Seminário Boas Práticas em Equidade Racial no Judiciário, no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.

As 15 iniciativas de equidade racial promovidas em vários tribunais brasileiros e inseridas na programação serão apresentadas e debatidas durante o Seminário. A premiação será entregue a ações que contribuem para a inclusão e a justiça social no Judiciário.

A abertura do seminário está prevista para o período entre 9h e 9h30, com boas-vindas e Introdução com apresentação dos objetivos do seminário e das práticas em equidade racial. Ao longo do dia, as práticas comporão quatro painéis: Iniciativas de Formação e Sensibilização; Inclusão e Representatividade; Acesso à Justiça e Direitos Comunitários; Combate ao Racismo Estrutural. É neste quarto e último painel, entre 15h45 e 17h15, que as duas práticas do TJMA serão apresentadas.

RODA DE CONVERSA

O projeto "Narrativas e Escutatórias do Caminhar das Mulheres Negras" começou em 2020 e destaca o encontro de circularidade entre mulheres negras magistradas, servidoras, profissionais e colaboradoras do Poder Judiciário do Maranhão; meninas que cumprem medidas socioeducativas; mulheres do sistema prisional; abrigos institucionais e outros espaços.

O projeto é implementado por meio de roda de conversa como um momento de escuta e falas de mulheres negras em um espaço de socialização, troca de experiências, relatos e leituras acerca do pertencimento e protagonismo na sociedade.

VALORIZAÇÃO

Já o projeto "Para além do dia 20 de novembro" surgiu em 2021, com processos de escuta, interação e colaboração, na perspectiva de valorização das pessoas negras a partir de uma abordagem de promoção da equidade racial no Judiciário e na sensibilização da sociedade civil.

No final do encontro, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Equidade Racial do Poder Judiciário. 

Inscreva-se no evento.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024
Com informações de Lenir Camimura/Thaís Cieglinski – Agência CNJ de Notícias 


 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS