Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

15/05/2023
Ascom/TJMA

O Poder Judiciário do Maranhão participa da 23ª edição de mobilização do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A campanha de 2023 tem como marco os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo.

O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Afinal, é necessário garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao desenvolvimento pleno e seguro, livre do abuso e da exploração sexual.

No âmbito do Poder Judiciário maranhense, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (CIJ/TJMA) – sob a coordenação da desembargadora Sônia Amaral - promove uma força-tarefa de julgamentos relacionados a crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Além disso, a CIJ promoverá ações de sensibilização, com ampla divulgação nos canais institucionais do TJMA, para mobilizar a sociedade para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade.


PROGRAMAÇÃO EM SÃO LUÍS

De 17/5 a 30/5 – Depoimentos especiais de crianças e adolescentes em Pauta Extraordinária. As doze audiências serão realizadas com apoio de juízes auxiliares.

Dia 18/05, 9h às 13h - No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontecerá mobilização na área térrea do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). A programação contará com mostra de vídeos e distribuição de material de conscientização sobre o Maio Laranja.

.

 

PROGRAMAÇÃO EM AÇAILÂNDIA

Dia 18/5, às 8h – Caminhada no Bairro do Jacu. Concentração na Prainha do Jacu. Na Semana Municipal, haverá entrevistas em rádios e TVs, palestras em diversas escolas por profissionais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além da distribuição de materiais informativos no Centro de Açailândia.

.

PROGRAMAÇÃO EM CHAPADINHA

Dia 18/5 - Roda de Conversa com educadores na escola pública Unidade Integrada Francisco Isaias do Nascimento-CAIC (Bairro Areal), sobre a importância de “ouvir a criança e proteger a infância”, para que possam estar mais alertas no ambiente escolar sobre o que dizem os alunos crianças e adolescentes.

.

PROGRAMAÇÃO EM BALSAS

Dia 15/5 - Roda de conversa na escola pública Agostinho Neves, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Dia 18/5 - Mobilização na Feira da AgroBalsas, pelo Núcleo Psicossocial do TJMA com a presença do juiz Alexandre Sabino Meira para atividade com alunos da rede pública de ensino. À tarde são esperados cerca de 260 adolescentes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Balsas, para palestra sobre a temática da campanha. 

.

PROGRAMAÇÃO EM IMPERATRIZ

Dias 15/5 e 16/5 - Seminários temáticos com diretores(as), professores(as), pais e mães de alunos(as). A iniciativa é promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Davinópolis e a Secretaria de Educação de Governador Edison Lobão (MA). 

Dia 21/5 - A “Corrida Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes” vai arrecadar produtos de higiene pessoal para instituições de acolhimento. A concentração será em frente ao Fórum de Imperatriz.

Dia 24/5 - Encontro “Fortalecimento da Rede de Proteção no Combate ao Abuso Sexual Infantil”, para todos os atores do sistema de garantia de direitos, no Salão do Júri do Fórum de Imperatriz. 

.


PROGRAMAÇÃO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
Dia 15/5 - Ambientação dos espaços do Fórum e anexo de São José de Ribamar sobre o Maio Laranja.

Dia 16/5 - Blitz pela Infância com os servidores do Fórum e anexo de São José de Ribamar.

Dia 17/5 - Formação de professores(as) da rede municipal de ensino de São José de Ribamar, com a presença da desembargadora Sônia Amaral.

Dia 18/5 - Caminhada e panfletagem no Centro, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de São José de Ribamar.

.

PROGRAMAÇÃO EM SANTA INÊS

Dia 18/5 - Mobilização Maio Laranja com a camisa da campanha 2023 do TJMA/CIJ “Ouvir a criança é proteger a infância”. Recepção no Fórum de representantes das escolas, e professores das redes: municipal, estadual e particular da cidade; com o intuito de informar e apresentar materiais sobre o tema, para que os profissionais da educação possam, posteriormente, seguir como multiplicadores nas escolas em que atuam.

.


VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando são consideradas as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazer seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual nesses casos ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como da exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, se tornam mercadorias e assim são utilizadas nas modalidades de exploração sexual, tais como: tráfico, pornografia, contexto da prostituição e exploração sexual no turismo.

CANAIS DE ATENDIMENTO 

O Disque 100, o aplicativo Direitos Humanos e o site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, inclusive em feriados e nos finais de semana.

Os canais funcionam como "pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atendem também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373
 

GALERIA DE FOTOS