Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Justiça de Proximidade leva Registro Cidadão e serviços a Matinha e Penalva

Programa do TJMA também passou por Viana e Vitória do Mearim esta semana

Publicado em 13 de Abr de 2023, 7h14. Atualizado em 13 de Abr de 2023, 7h39
Por Juliana Mendes

As ações do programa Justiça de Proximidade, iniciativa do Poder Judiciário do Maranhão consistente em uma força-tarefa que contempla serviços voltados à comunidade e melhorias para fóruns e corpo funcional, chegaram nesta terça-feira(12), às comarcas de Penalva e Matinha, na Baixada Maranhense. Em Matinha, o projeto Registro Cidadão disponibilizou atendimentos à população para emissão gratuita de registro civil, objetivando garantir cidadania e atuar no combate aos índices de sub-registro no Maranhão.

Ao todo, 110 atendimentos foram efetivados entre emissões de segundas vias de registro de nascimento, casamento e óbito (75); registros tardios de óbito e nascimento; reconhecimento de paternidade; retificações administrativas e orientações jurídicas. 

Nesta edição, o projeto Registro Cidadão iniciou uma nova etapa em parceria com a Defensoria Pública estadual, para que as solicitações que não possam ser resolvidas administrativamente sejam de imediato judicializadas pela Defensoria. “Aqui em Matinha, a Defensoria já ouviu e recolheu documentos para ajuizar ações nos casos em que os documentos não podem ser requeridos administrativamente”, explicou o diretor do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário (FERJ), André Menezes. 

A pescadora Alcilene Alves viajou do povoado Monte Cristo até a sede do município para buscar atendimento para emissão de uma certidão de óbito e duas segundas vias de certidões de nascimento. “Valeu a pena ter vindo, porque para tirar no cartório ainda iria gastar e agora já poderei fazer outra coisa, achei maravilhoso”, opinou. (foto destaque)

A aposentada Juliana Serra também compareceu ao fórum local após saber pela rádio sobre o evento, aproveitando a oportunidade para emitir a segunda via de sua certidão que estava desgastada. “Foi uma bênção, porque senão teria que pagar uns R$ 100,00 por uma segunda via, fui bem atendida, já recebi e já estou indo embora”, declarou. (foto destaque)

O lavrador Márcio Rubem Pinheiro, morador da comunidade quilombola Tanque de Valença, também emitiu a segunda via da certidão de nascimento de sua esposa e já saiu do fórum com o novo documento em mãos. “Achei muito bom, fui bem recebido e muito bem tratado pelas pessoas, já resolvi e recebi o documento gratuitamente”, afirmou. (foto abaixo)

Acesse aqui o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro durante as ações em Matinha. 

MELHORIAS AOS FÓRUNS LOCAIS 

O programa Justiça de Proximidade também contemplou ações de melhoria voltadas ao ambiente de trabalho e à atualização dos servidores, objetivando garantir um melhor serviço prestado aos jurisdicionados. 

Em Penalva, servidoras e servidores receberam orientações da diretoria de Recursos Humanos, com palestra proferida pela chefa da Divisão de Direitos e Deveres, Flávia Ximenes, que tratou sobre direitos e obrigações, detalhando o trâmite administrativo para concessão dos benefícios oferecidos no âmbito da administração, como auxílios, bolsas de estudos, licença-prêmio, verbas permanentes, programa Meritus, Código de Ética e Estatuto do Servidor Público, entre outros. “Essa iniciativa permite uma maior aproximação da DRH com os servidores das comarcas, permitindo que eles percebam o valor para a instituição, além de incentivá-los a apresentar sugestões”, avaliou.

“Ficamos muito felizes com essa vinda das equipes para fazer os atendimentos médicos e esclarecer muitas coisas em relação a direitos nossos que não tínhamos ciência e conseguimos sanear muitas dúvidas”, observou o secretário judicial, Helton Ferdinandes, que na ocasião recebeu a premiação do programa Meritus.

O juiz auxiliar da Presidência José Nilo Ribeiro vistoriou as instalações do fórum para verificar necessidades de melhorias estruturais, e reuniu-se com servidoras e servidores para esclarecer dúvidas e pontuar os objetivos do programa Justiça de Proximidade, ressaltando medidas administrativas voltadas à melhoria da qualidade de vida e da qualidade estrutural dos serviços, para garantir que os servidores tenham condições confortáveis de trabalho.

Também foi apresentada palestra voltada à difusão da cultura de segurança, buscando o aprimoramento das ações educativas em segurança, pelo chefe da Divisão de Proteção ao Magistrado da Diretoria de Segurança Institucional, tenente-coronel Eduardo Pinheiro, além de treinamento sobre prevenção, combate a incêndios e uso de extintores e outras ações preventivas, pelo tenente Helton Loiola.

Em Matinha, todos os servidores e servidoras receberam atendimentos pelo Serviço Médico, com a triagem de enfermagem, pela servidora Conceição Cadilhe (verificação de peso, pressão arterial, glicemia e outros) e por teleconsulta pelos médicos do TJMA, além da realização de palestra sobre procedimentos para solicitação de licenças, uso de sistemas e do Portal da Saúde, realizada pela chefe do setor, Keila Lígia Costa de Melo.

“Situações que nem fazíamos ideia que temos direito e ficamos sabendo, essa vinda veio somar, a consulta médica excelente, esses serviços precisam vir pras comarcas; e o trabalho prestado à população é muito importante, pois são pessoas que não teriam como pagar pelos documentos que necessitam, e acredito que muitas pessoas saíram felizes por ter um reconhecimento pela lei e um serviço gratuito”, avaliou a auxiliar judiciária e secretária substituta de Matinha, Isabel Trindade. 

Os dois fóruns também receberam melhorias nas áreas de Informática, com atualização de sistemas, padronização dos computadores e aplicativos, correção de problemas, reparos e ajustes de impressoras, no-breaks, instalação de novos computadores (Penalva); além do recolhimento de materiais inservíveis e processos físicos para reciclagem e entrega de novos materiais pela Coordenação de Material e Patrimônio.

Acesse aqui o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro durante as ações em Penalva. 
 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS