Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Santa Quitéria reunirá 400 pessoas em casamento comunitário

UNIÃO CIVIL GRATUITA

Publicado em 31 de Mar de 2023, 8h46. Atualizado em 31 de Mar de 2023, 8h50
Por ASSCOM CGJMA

No dia 27 de junho de 2023, às 9 horas, será realizada uma cerimônia do Projeto “Casamentos Comunitários” no Ginásio Poliesportivo da cidade de Santa Quitéria, para casais de baixa renda que querem oficializar o relacionamento estável ou iniciar a união civil.

São oferecidas 150 vagas para casais de Santa Quitéria (comarca) e 50 vagas para casais de Milagres (termo judiciário). s de Santa Quitéria (comarca) e 50 vagas para

As inscrições são inteiramente gratuitas e poderão ser realizadas até 14 de abril de 2023, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no cartório do Ofício Único de Santa Quitéria (Avenida Coronel Francisco Moreira, nº 21 – Centro) e no cartório do Ofício Único de Milagres (Rua Santo Antônio, Bairro São José, n° 90, Milagres do Maranhão).

Esses cartórios serão os responsáveis pelos atos de Registro Civil, que serão praticados gratuitamente aos noivos e noivas que se inscreverem para a cerimônia comunitária. As despesas dos cartórios serão ressarcidas pelo FERC – Fundo das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Maranhão, criado pelo Poder Judiciário para custear os atos gratuitos.

GRATUIDADE DO REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS

A gratuidade do casamento será oferecida ao casal hipossuficiente (baixa renda), que declarar essa condição, sob as penas da lei. A falsidade das informações prestadas na “Declaração de Hipossuficiência” implica a responsabilização criminal.

Os editais de proclamas deverão ser enviados para a Secretaria Judicial da vara de Santa Quitéria para publicação no Diário da Justiça Eletrônico, até o dia 20 de abril de 2023.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO

Os casais interessados deverão estar munidos dos seguintes documentos:
–  Solteiros: Certidão de nascimento original ou cópia autenticada;
– Divorciado(a)(s): Certidão de Casamento com Averbação do divórcio;

– Viúvo(a)(s): Certidão de Casamento com a Averbação do Óbito;

– Com 16 (dezesseis) anos: somente com autorização dos pais, que deverão comparecer juntamente com o casal munidos de seus documentos;

– Com 15 (quinze) anos de idade, com autorização judicial;

– Comprovante de endereço do casal.

“O projeto casamento comunitário, ainda que realizado em parceria com o setor privado e com instituições públicas, é uma iniciativa do Poder Judiciário, sem vinculação com político ou partido, ou  pessoal ao evento”, informa a Portaria -TJ – 1432/2023, publicada pelo juiz Cristiano Cesar da Silva, diretor do  Fórum da Comarca de Santa Quitéria.

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS