Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Casamento comunitário celebra união de 100 casais em Barra do Corda

Publicado em 27 de Mar de 2023, 12h13. Atualizado em 27 de Mar de 2023, 17h12
Por Márcio Rodrigo

Com a presença de centenas de pessoas entre noivos, noivas, convidados e comunidade, um grupo de juízes e juízas celebrou a união civil de 100 casais durante casamento comunitário em Barra do Corda, organizado pelo Poder Judiciário do Maranhão em parceria com a Prefeitura Municipal e Cartório Extrajudicial do 2º Ofício. A solenidade realizada no espaço Katedrall Eventos, foi aberta pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho.

Participaram da cerimônia comunitária as juízas Talita de Castro Barreto, titular da 2ª Vara e diretora do Fórum de Barra do Corda; Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ; Ticiany Palácio, auxiliar da CGJ; Adriana Chaves, integrante do Comitê de Diversidade do TJ; além dos juízes Antonio Queiroga, auxiliar de Entrância Final; Rodrigo Nina, auxiliar de Entrância Final; e Marco Adriano, coordenador do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça, que formalizaram individualmente a união civil de cada um dos 100 casais.

Corregedor Froz Sobrinho discursa durante abertura do casamento

A juíza Talita Barreto formalizou a união do casal mais novo presente à cerimônia, Valdimar de Conceição (26 anos) e Geiza Oliveira (18 anos). A magistrada avaliou o casamento comunitário como um projeto que promove a cidadania, e por meio do qual o Poder Judiciário incentiva a formalização da união estável e contribui com o cumprimento do art. 226 da Constituição Federal - que atribui ao Estado o papel de proteger a família como base da sociedade, garantindo sua celebração civil e gratuita. “É com imensa alegria que estamos reunidos nessa bela festa para reconhecer a união dos casais presentes, como entidade familiar perante a Justiça”, observou.

O juiz Antonio Elias de Queiroga Filho, que foi juiz titular da 1ª Vara de Barra do Corda ao longo de 10 anos, celebrou a união do casal mais idoso, Manoel Gomes de Sousa (78 anos) e Antonia Elita de Abreu (68 anos), junto há mais de 20 anos. O corregedor Froz Sobrinho entregou a certidão de casamento, parabenizou e desejou votos de felicidade ao casal.

A cerimônia civil seguiu com o casamento de Micael de Sousa e Talia de Lima Guajajara, que representaram a comunidade indígena na solenidade. Eles disseram “sim” e trocaram alianças perante a juíza Adriana Chaves, e em seguida receberam a certidão de casamento.

O desembargador Froz Sobrinho ressaltou que o projeto Casamentos Comunitários já uniu milhares de casais em todo o Maranhão, e que a cerimônia fez parte de uma semana de ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário do Maranhão em Barra do Corda, em parceria com diversos órgãos, em especial a Prefeitura de Barra do Corda. “Nesta semana realizamos plano tático no fórum, direcionado à rotina de trabalho dos servidores; mutirão indígena com quase 200 atendimentos, um dos quais expedimos uma certidão de nascimento para uma senhora de 82 anos; instalamos pontos digitais nos termos de Fenando Falcão e Jenipapo dos Vieiras, dentre outras ações. Hoje encerramos a semana com essa grande celebração de cidadania, meus parabéns aos noivos e noivas”, pontuou corregedor.

O casal Daniel de Lima (19 anos) e Antonia Thaylane (17 anos) elogiou a cerimônia. Eles disseram que decidiram se inscrever para o casamento assim que souberam, por amigos, da iniciativa da Justiça. A noiva, grávida de seis meses de uma menina, Eloá, afirmou que foi gratificante poder participar do evento, bem organizado e bonito. “Formalizamos a união civil perante a Justiça, e logo logo a nossa pequena Eloá chega para alegrar ainda mais a casa”, disse a noiva emocionada.

Juíza Tereza Nina celebrou a união civil de Daniel e Antonia Thaylane 

Juízes e juízas celebram casamentos em Barra do Corda

Participaram da solenidade de casamento em Barra do Corda, o desembargador José Bernardo, chefe de Gabinete da CGJ; a tabeliã e registradora Nara Laise Araujo Pacheco, do Cartório do 2º Ofício; o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, e a primeira-dama da cidade e secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; o promotor de Justiça, Guaracy Martins Figueiredo; secretários municipais e vereadores de Barra do Corda.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS