Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha no Fórum de São Luís reforça estoque do banco de sangue do Hemomar

A ação é fruto de parceria do Hemomar com o Tribunal de Justiça do Maranhão

17/03/2023
Valquíria Santana

Para reforçar o estoque do banco de sangue do Hemomar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão), que tem demanda maior que a quantidade de doadores, foi realizada nesta sexta-feira (17), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), campanha de doação. A iniciativa é uma parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão. No dia anterior, houve coleta também no ônibus do Hemomar, estacionado em frente à Divisão Médica do Tribunal (Centro).

“Sempre tive vontade de doar, mas nunca tomei a iniciativa de ir até um ponto de coleta. Agora aproveite a campanha aqui no meu local de trabalho para fazer minha primeira doação de sangue. Estou orgulhosa por hoje ter me tornado uma doadora”, contou a funcionária da empresa terceirizada do Fórum, Edelci Monteiro, 57 anos. Eduardo das Chagas de Abreu, 24 anos, também terceirizado, disse que foi graças a uma dessas campanhas do TJ que no ano de 2022 doou sangue pela primeira vez. “A decisão de doar é poder ajudar quem precisa. Vou continuar doando voluntariamente”, afirmou.

Doadora de sangue há 20 anos, a servidora Adriana Goulart, que trabalha na Secretaria Judicial Única da Fazenda Pública (SEJUD) e que estava há muito tempo sem doar, aproveitou a presença da equipe do Hemomar nesta sexta-feira (17), no Fórum de São Luís, e voltou a doar. Ela disse que foi incentivada pela campanha. “A doação de sangue é também uma forma de contribuir com a sociedade”, acrescentou. Atitude semelhante teve a analista Andreya Márcya de Holanda, que atua no Laboratório de DNA do Fórum, que fazia doações direcionadas - quando familiares precisavam de sangue. Segundo ela, com a iniciativa do Judiciário de incentivar e promover a coleta no local de trabalho, passou, a partir da campanha, a ser doadora voluntária do banco de sangue do Hemomar.

A chefe da Divisão psicossocial do TJMA, Raíssa Braúna, explicou que o Tribunal, sensibilizado com a situação do baixo estoque de sangue no Maranhão, em parceria com o Hemomar vem realizando campanhas de doação. Ela ressaltou que a iniciativa é uma ação do projeto Bem-Estar no Judiciário, que visa a promover qualidade de magistrados, magistradas, servidores, servidoras e colaboradores. A gestão do projeto é realizada pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA através da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e suas divisões.

No Fórum Des. Sarney Costa, as ações ocorrem com o apoio da Divisão Médica e Odontológica do Fórum. A chefe do setor, Cristina Gomes, destacou que a campanha procurou sensibilizar sobre a importância da doação de sangue, incentivando novas doações, o retorno de doadores e também ampliar as doações voluntárias direcionadas ao banco do Hemomar.

A coordenadora de coleta externa do Centro de Hematologia e Hemoterapia, Valma Costa, afirmou que a unidade está sempre com baixo estoque porque a quantidade de pessoas que precisam da doação de sangue é sempre superior ao número de doadores. E essa situação torna-se ainda mais crítica em períodos festivos como carnaval, festas juninas, natal e fim de ano. O esforço realizado pela equipe da coleta externa, a exemplo da parceria com o TJMA, visa aumentar o estoque do banco de sangue para atendimentos de urgências e emergências.

Para a campanha, o Hemomar montou no auditório do Fórum uma estrutura com cadeiras de coleta e profissionais, entre médicos, nutricionista,  enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, para a campanha. Antes da coleta, os interessados em doar passaram pela triagem da equipe, para saber se estavam aptos à doação. Todos os meses o Hemomar realiza coleta externa, montando, em igrejas, órgãos públicos e outros espaços, uma estrutura como a que foi disponibilizada na campanha do Judiciário.

Já os interessados em se cadastrar no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea podem entrar em contato pelo telefone (98) 99232-8496 (Hemomar). 

 

Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação do Fórum des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS