Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CGJ conclui ampliação do acesso à Justiça na Comarca de Pedreiras

Termo de Lima Campos recebeu o 58º ponto de inclusão digital do Maranhão

Publicado em 16 de Fev de 2023, 15h15. Atualizado em 16 de Fev de 2023, 15h32
Por ASSCOM CGJMA

Com a instalação de um ponto de inclusão digital no termo judiciário de Lima Campos, nesta quarta-feira, 15, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) concluiu a ampliação do acesso à Justiça na Comarca de Pedreiras, que já trabalhava interligada com o termo judiciário de Trizidela do Vale, desde o último dia 6 de dezembro. A iniciativa integra o projeto "Justiça de Todos", responsável pela implantação de pontos digitais em cidades do Maranhão que não possuem estrutura forense.

A sala de videoconferência foi instalada no prédio do Centro Administrativo do município. No local funcionam diversos serviços públicos e setores das secretarias municipais.

O desembargador Marcelino Chaves, corregedor-geral da Justiça em exercício, participou da cerimônia e ressaltou a importância da cooperação firmada pelo Tribunal de Justiça e Prefeitura de Lima Campos, que viabilizou o ponto digital. O magistrado também elogiou as instalações da sala, denominando-a de “muito adequada”, e lembrou que o espaço pode e deve ser utilizado por toda a população que necessitar dos serviços do Poder Judiciário. “Hoje inauguramos a 58ª sala do Justiça de Todos, que representa mais de 50% das cidades termo judiciário que não são sede de comarcas alcançadas, isso em menos de um ano de gestão do corregedor Froz Sobrinho. Certamente a atual gestão conseguirá implantar o projeto em todas as 104 cidades que não possuem fórum”, avaliou.

Durante a solenidade de instalação, a juíza Tereza Nina, coordenadora de Planejamento Estratégico da CGJ, parabenizou a população lima-campense pelo advento da sala do Justiça de Todos no município. “Esse projeto, idealizado pelo corregedor Froz Sobrinho, visa encurtar distâncias e fazer com que o Poder Judiciário do Maranhão esteja presente em todos os municípios do Estado, para que a população possa falar de imediato com os juízes que estão em Pedreiras, sede da Comarca, consultar processos, participar de audiências, dentre outras possibilidades, evitando deslocamentos desnecessários”, pontuou a magistrada

A prefeita de Lima Campos, Dirce Rodrigues, afirmou que ao ser contatada pela magistrada Tereza Nina, não pensou duas vezes em firmar convênio para instalação da sala que vai ampliar o acesso à Justiça no município. “É tão bom poder dizer ao povo que não é mais preciso ir até Pedreiras buscar a Justiça, pois ela se faz presente em nossa cidade por meio de acesso virtual”, finalizou a gestora.

A juíza Claudilene Morais de Oliveira, titular da 3ª Vara e diretora do Fórum de Pedreiras, ressaltou a importância da ação efetivada, que vai agilizar o trabalho da Justiça na realização de audiências, atendimento de partes e advogados, e julgamento das ações. “É com alegria que hoje instalamos esse ponto de inclusão digital que chega para garantir o acesso ao Poder Judiciário”, destacou.

Participaram da solenidade de instalação da sala, o juiz Artur Gustavo, titular do Juizado Especial de Pedreiras; a juíza Ana Gabriela Ewerton, auxiliar de Entrância Final; a secretária de Assistência Social de Lima Campos, Jeane Lima; e o advogado Jailson Silva, procurador-geral do município.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS