Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário instala ponto de inclusão digital em Vila Nova dos Martírios

JUSTIÇA DE TODOS

Publicado em 27 de Jan de 2023, 13h16. Atualizado em 27 de Jan de 2023, 15h38
Por Márcio Rodrigo

O Poder Judiciário do Maranhão retomou nesta sexta-feira (27), a instalação de pontos de inclusão digital (PID) do projeto “Justiça de Todos”, que ampliam o acesso à Justiça em cidades que não são sede de comarcas. O juiz Antonio Martins de Araújo, respondendo pela Comarca de São Pedro da Água Branca, instalou a 54ª sala do projeto no termo judiciário de Vila Nova dos Martírios, cidade a 661 km de São Luís e onde residem, segundo dados do IBGE, 13 mil pessoas.

A partir de agora, a população vilanovense passa a contar com um canal direto de comunicação com o Fórum de São Pedro da Água Branca e todos os órgãos do Sistema de Justiça. O ponto digital vai eliminar gastos de até R$ 50 da população com transporte intermunicipal em um deslocamento de 80 km entre ida e volta ou uma hora e 30 minutos de viagem, para participar de audiências e/ou ter acesso a outros serviços do Poder Judiciário.

A sala instalada na Centro Administrativo do município, situado na Rua Laurentino Soares, s/n.º, Centro, foi viabilizada por meio de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Vila Nova dos Martírios, que cedeu o espaço físico, internet e um colaborador, treinado pela Corregedoria, para dar suporte técnico de atendimento a quem precisar utilizar os serviços disponibilizados.

Autoridades exibem termo de cooperação assinado durante solenidade.

O “Justiça de Todos” está alinhado aos macrodesafios previstos na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, bem como da Agenda 2030, que contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em prol das Metas).

INSTALAÇÃO DO PONTO DIGITAL

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, participou da solenidade de instalação da sala por videoconferência direto do seu gabinete no prédio-sede da Corregedoria, em São Luís. Durante diálogo com o juiz Antonio de Araújo e o prefeito Jorge Vieira Filho, o corregedor Froz Sobrinho agradeceu a parceria do magistrado e do município, destacando as funcionalidades da ferramenta tecnológica direcionada para ampliar o acesso à Justiça, e também ressaltou o avanço do projeto, que já alcança, em nove meses de execução, 54 cidades. “Nos lugares onde instalamos o projeto já realizamos diversos atos, participação em sessões do Tribunal do Júri, conciliações, divórcios, atendimento do Ministério Público, Defensoria, de modo que temos uma gama de possibilidades para explorar a partir de agora em prol da população de Vila Nova dos Martírios”, explicou o desembargador.

Corregedor Froz Sobrinho participa da solenidade por videoconferência.

O juiz Antonio Martins de Araújo ressaltou que o advento da sala vai contribuir para o andamento processual, já que metade das ações judiciais em trâmite na Comarca de São Pedro da Água Branca são oriundos de Vila Nova dos Martírios. “Além de agilizar o trabalho do Judiciário, a população tem ampliado o acesso aos serviços do Balcão Virtual”, pontuou.

O prefeito Jorge Vieira dos Santos Filho agradeceu a parceria com o Poder Judiciário, e afirmou que a sala contribui com o desenvolvimento de Vila Nova dos Martírios. “Com essa parceria garantimos à população, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social, a certeza que terão acesso à Justiça”, finalizou o gestor municipal.

ACESSO AO JUDICIÁRIO GARANTIDO

A procuradora-geral do Município, advogada Juliane Macedo Rodrigues, exaltou a iniciativa que “chega para comprovar que muitos atos processuais podem ser realizados por meio de videoconferência, contribuindo com o trabalho de todos que integram o Sistema de Justiça”. “Além disso, garante maior comodidade à população, que passa a ter um local estruturado no Município para buscar os serviços e informações da Justiça”, finalizou.

O advogado Hércules Viana, militante na comarca e residente em Vila Nova dos Martírios, comemorou a chegada do projeto “Justiça de Todos”, lembrando que diversas vezes custeou a ida de partes para audiências no Fórum em São Pedro da Água Branca, e em outras oportunidades usou a estrutura particular do escritório para que seus clientes não perdessem a realização de alguns atos processuais. “A nossa cidade só tem a ganhar com essa estrutura pública e gratuita, fruto de uma importante cooperação entre a Prefeitura e o Poder Judiciário”, avaliou.

Participaram da solenidade o vereador Josimar Rodrigues da Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova dos Martírios; o pastor Felipe Ferraz, da Igreja Batista; o secretário judicial de São Pedro da Água Branca, Ivan Domingues Júnior; o servidor municipal Mateus Trindade, que coordenará os trabalhos do ponto digital;  vereadores, secretários municipais, policiais civis e militares que atuam em Vila Nova dos Martírios.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS