Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Luís Domingues e Godofredo Viana têm acesso virtual aos serviços forenses

PROJETO JUSTIÇA DE TODOS APROXIMA JUDICIÁRIO DO CIDADÃO

Publicado em 26 de Set de 2022, 12h42. Atualizado em 26 de Set de 2022, 13h27
Por ASSCOM CGJMA

Usuários da Justiça de Luís Domingues e Godofredo Viana que não possuem acesso à internet passaram a contar com um ponto de inclusão digital para acesso virtual aos serviços judiciários dessas comarcas, sem precisar se deslocar até os fóruns, que ficam em Carutapera (27,1km) e Cândido Mendes (8,2km), respectivamente. 

Duas salas do Projeto “Justiça de Todos” foram instaladas na quarta-feira, 21 e quinta-feira, 22, pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), em parceria com as prefeituras municipais dessas cidades.

A partir da entrega das salas, os moradores de Luís Domingues e Godofredo Viana passam a ter acesso remoto aos serviços judiciários por meio do atendimento virtual pelo “Balcão Virtual”, ``a participação em audiências pelo sistema de videoconferência e contato com autoridades do sistema de Justiça.

Por meio de cooperação institucional, as prefeituras municipais cederam os espaços físicos com acesso à internet, câmera de computador, caixa de som, fone de ouvido e estabilizador. Também assumiram as despesas operacionais de energia elétrica, telefone, água, internet, manutenção e conservação do imóvel e servidor para auxiliar os usuários.

AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO

A Sala do justiça de Todos em Luís Domingues funciona na Rua Magalhães de Almeida, s/nº, Centro, no horário das 8h às 13h. Em Godofredo Viana, funciona no prédio da Prefeitura Municipal, na  Avenida deputado Joao Jorge Filho, Centro, das 8-12h e das 14-17h.

No primeiro dia de atividades em Luís Domingues, a sala de acesso digital foi testada com a realização de uma audiência de conciliação no âmbito do juizado cível, da Vara única de Carutapera, pelo sistema de videoconferência. Não foi possível o acordo porque a parte requerida não compareceu ao ato.

A entrega das salas foi feita pelo juiz  Rodrigo Costa Nina, representando o desembargador Froz Sobrinho. Nina ressaltou que a implementação desse projeto representa a "vanguarda" da gestão da CGJ-MA, na promoção do acesso à justiça.

Também compareceram à instalação da unidade o prefeito de Luis Domingues, Gilberto Braga; o promotor de Justiça substituto de Carutapera, Francisco de Assis Carvalho Júnior; a juíza titular de Guimarães, respondendo por Carutapera, Mara de Paula Pessoa; e o Procurador do Município, Andrey Geovane; a vice-prefeita de Godofredo Viana, Karine Andrade; o procurador de Godofredo Viana, Jorge França; e a facilitadora Isamara Pereira Viana.

Durante a solenidade, as autoridades presentes assinaram o Termo de Cooperação Técnica que viabilizou a parceria institucional com a finalidade de dotar o município de uma unidade do Projeto “Justiça de Todos”.

JUSTIÇA DE TODOS

“O propósito do Projeto Justiça de Todos é ampliar o acesso à justiça, viabilizando aos usuários da Justiça em geral, residentes nas cidades que são termos judiciários de comarcas, o acesso de forma remota aos serviços do Poder Judiciário, sem a necessidade de deslocamentos, ou por intermédio de interlocutores”, informou a juíza coordenadora.

Por meio das salas informatizadas, os cidadãos terão oportunidade de participar de audiências por videoconferência no local que residem, evitando remarcações e possibilitando a redução do tempo de duração do processo.

O projeto piloto foi lançado nos municípios de Davinópolis e Governador Edison Lobão, (Comarca de Imperatriz) e já está presente em 31 município do Maranhão.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS