Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Processos da 2ª Vara da Família de São Luís estão todos no meio virtual

JUÍZO DIGITAL

Publicado em 25 de Fev de 2022, 10h05. Atualizado em 25 de Fev de 2022, 12h07
Por Valquíria Santana

A 2ª Vara da Família de São Luís concluiu esta semana (22) a virtualização de todos os processos da unidade judiciária, que passam a tramitar na plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe), permitindo a prática de atos judiciais de forma remota, por meio da internet. Foram virtualizados 151 autos físicos, com baixa no sistema THEMIS . Atualmente a vara possui um acervo de 2.857 processos.

A digitalização dos autos físicos foi feita pela Central de Digitalização e a migração para o PJe, pelos próprios servidores e servidoras da Vara. O trabalho de digitalização  foi realizado em dezembro de 2021 e a virtualização, neste mês de fevereiro, zerando o estoque de autos físicos nas estantes do arquivo da unidade.

O titular da 2ª Vara da Família, juiz Lucas da Costa Ribeiro Neto,  afirmou que ter os processos no PJe facilita o trabalho para todos; não só para a unidade, mas também para as partes, advogados, Ministério Público e Defensoria Pública. O magistrado destacou o esforço realizado pelos servidores e servidoras que concluíram o trabalho com rapidez.  

Para a secretária da 2ª Vara da Família, Luisa Helena Bezerra, a virtualização é uma grande evolução  para os jurisdicionados e toda a comunidade jurídica, que ganham tempo para agir e facilidade para trabalhar, “gerando mais celeridade para o trâmite processual de nossa matéria da família, na qual tudo se busca de forma urgente”, destacou. Ela explicou que dos 152 processos digitalizados, migraram para o meio eletrônico 145, porque sete já estavam para arquivar.


Estoque zerado de autos físicos nas estantes do arquivo da unidade | Foto: Josy Lord

O atendimento presencial ao público  na unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e até as 15h por telefone (98 3194-5579/5580), e-mail (secfam2_slz@tjma.jus.br) e balcão virtual  (https://vc.tjma.jus.br/bvsecfam2slz), conforme determina portaria do Tribunal  de Justiça do Maranhão.

O PJe foi instituído pelo Poder Judiciário do Maranhão por meio da Resolução 52/2013 como serviço informatizado de constituição, processamento de informações judiciais e prática de atos processuais por meio eletrônico. Nos anos subsequentes o PJe foi expandido e implantado em comarcas de entrância inicial (vara única), nas áreas cíveis, nos juizados, turmas recursais, unidades de entrância intermediária e finais.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS