Poder Judiciário/Mídias/Notícias

4ª Vara da Família de São Luís conclui digitalização de processos

JUÍZO DIGITAL

Publicado em 21 de Fev de 2022, 11h27. Atualizado em 21 de Fev de 2022, 11h29
Por Priscilla Costa

A 4ª Vara da Família de São Luís, localizada no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), concluiu a digitalização do acervo judicial da unidade, possibilitando a tramitação eletrônica dos processos na plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A digitalização e a migração dos autos físicos foram planejadas e iniciadas em setembro de 2021, sendo finalizadas em fevereiro deste ano. Os procedimentos permitem a prática de atos judiciais de forma remota.

Para a magistrada titular da unidade, Maricélia Costa Gonçalves, a digitalização e a migração dos processos físicos representam o compromisso da unidade com o projeto de sustentabilidade implementado pelo Poder Judiciário, uma vez que a virtualização possibilita a redução no consumo de insumos, tais como, papel, canetas, entre outros. A juíza destacou, ainda, que o acervo 100% digital eleva a qualidade da prestação jurisdicional e a celeridade de todos os procedimentos praticados.

Foram digitalizados e migrados para o PJe os últimos 216 processos que ainda tramitavam em papel (físico) e restaram apenas sete processos que aguardam os procedimentos finais para serem baixados definitivamente. A virtualização contou com a parceria da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), por meio da Central de Digitalização e Migração de Processos, que é responsável pela digitalização e geração das mídias digitais dos processos. Já a migração dos autos para o PJe foi realizada pela equipe da 4ª Vara da Família. Na unidade tramitam 2.473 processos eletrônicos, conforme dados extraídos dos sistemas judiciais da Vara.


Juíza Maricélia Costa Gonçalves e servidores da 4ª Vara da Família

Segundo o secretário judicial da 4ª Vara da Família, Pedro Bergê Cutrim Filho, a virtualização total do acervo da unidade tem impacto na fluidez do acesso aos processos pelos órgãos do sistema de justiça, tais como Ministério Público, Defensoria Pública e advogados e advogadas. O secretário destaca que a virtualização reduz o tempo gasto nas remessas e juntadas de documentos, que antes eram realizadas manualmente. Os atos são feitos no ambiente digital e podem ser executados de maneira remota, acrescentou.

A 4ª Vara da Família funciona no 4º andar do Fórum de São Luís e atende presencialmente o público externo de segunda a sexta-feira das 8h às 13h. O atendimento remoto é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, pelo telefone fixo (98) 3194-5589; e-mail secfam4_slz@tjma.jus.br; e balcão virtual (https://vc.tjma.jus.br/bvsecfam4slz).                                                                                                                                                       

PJe
Foi instituído pelo Poder Judiciário do Maranhão por meio da Resolução 52/2013, como serviço informatizado de constituição, processamento de informações judiciais e prática de atos processuais por meio eletrônico. Nos anos subsequentes o PJe foi expandido e implantado em comarcas de entrância inicial (vara única), nas áreas cíveis, nos juizados, turmas recursais, unidades de entrância intermediária e finais.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS