Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA incentiva o não uso de plástico

A iniciativa faz referência à campanha Plastic Free July ou Julho Sem Plástico de 2021 de uma ONG australiana

Publicado em 30 de Jul de 2021, 16h17. Atualizado em 30 de Jul de 2021, 17h24
Por Glaucilene Oliveira

Como uma forma de reduzir o consumo de plásticos, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi o primeiro tribunal do país a eliminar, em 2017, a compra de copos descartáveis com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com inspiração na campanha internacional “Julho sem Plástico”, em mais uma iniciativa visando a sustentabilidade, o Poder Judiciário Maranhense, por meio do Núcleo Socioambiental, presidido pelo desembargador Jorge Rachid, incentiva magistrados, magistradas, servidores e servidoras da Justiça para a não utilização de plástico: "TJMA sem Plástico".

O projeto, em referência à campanha Plastic Free July ou Julho Sem Plástico de 2021, idealizada pela Organização Não Governamental (ONG) australiana Plastic Free Foundation, propõe a eliminação do consumo de itens plásticos de uso único, a exemplo cotonete, canudinho e copo descartável.

O objetivo, no Poder Judiciário Maranhense, é conscientizar magistrados, magistradas, servidores e servidoras em relação à mudança de comportamento quanto à ressignificar a produção e o uso de materiais plásticos, e tem como base a Agenda 2030 que traz dentre as metas, reduzir, até 2030, substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

Julho Sem Plástico 2

AÇÕES NO JUDICIÁRIO MARANHENSE

Além da destinação correta de materiais plásticos, o TJMA também se preocupa com a diminuição do consumo de plástico durante a rotina diária. Em 2017, por meio de uma iniciativa do Núcleo de Gestão de Sustentabilidade, houve a substituição dos copos descartáveis por e-copos biodegradáveis e canecas de fibra de coco, distribuídos para todos os servidores, servidoras, magistrados, magistradas e público externo, o que fez com que o Poder Judiciário deixasse de consumir mais de 20 milhões de copos descartáveis no meio ambiente.

A medida gera a redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente com a adequada gestão dos resíduos gerados e o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público. Além disso, ela se relaciona com o ODS Nº 12 em relação ao Uso Eficiente de Insumos e Materiais.

Julho Sem Plástico 3

USO DE PLÁSTICO NO BRASIL

A popularização do plástico no cotidiano das pessoas fez com que aumentasse o consumo desses materiais, tornando-se comum ver diversos produtos que utilizam plásticos no dia a dia. Porém, isso vem trazendo preocupação, pois, conforme especialistas, o Brasil é quarto maior produtor de lixo do mundo – perdendo para os Estados Unidos, China e Índia, e recicla apenas 3% de todo o lixo produzido.

Os brasileiros produzem 11.025 milhões de toneladas por ano, e se o consumo continuar desenfreado, em 2050 o mar terá mais plástico do que peixes, segundo a ONU Meio Ambiente, e isso tem consequências para a população, já que ao ingerir animais que comem materiais plásticos, as pessoas também ingerem resíduos de plástico que fazem mal à saúde. Dessa forma, adotar medidas para que se reduza o consumo desses materiais e a conscientização quanto ao descarte adequado é essencial para evitar problemas mais graves no futuro.

Julho Sem Plástico 4

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370 

GALERIA DE FOTOS