Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Obra sobre Criptomoedas e Direito Antitruste será lançada nesta sexta (14)

Carlos Anderson Ferreira é analista do TJMA e diretor da Corregedoria Geral de Justiça.

Publicado em 12 de Mai de 2021, 11h03. Atualizado em 12 de Mai de 2021, 11h15
Por Ascom ESMAM

Em tempos de sociedade informacional, as decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica contribuíram para a efetivação do Direito Antitruste no país? O questionamento é amplamente discutido na obra Criptomoedas e Direito Antitruste - um estudo de caso sobre a jurisdição concorrencial no Brasil, do professor mestre Carlos Anderson dos Santos Ferreira, analista judiciário do TJMA, diretor da Corregedoria Geral de Justiça. 

O livro será lançado nesta sexta-feira (14), às 19h30, com noite de autógrafos no Golden Shopping Calhau, espaço da pós-graduação UNDB. Toda a renda da comercialização será revertida em benefício de comunidades carentes dos bairros Novo Cohatrac e Trizidela da Maioba.

Na obra, fruto da tese de mestrado “Sociedade informacional e criptomoedas: análise comparativa da atuação do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Administrativo”, o  professor de Direito Econômico e Concorrencial, mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, argumenta que embora as criptomoedas não possuam regulamentação oficial no Brasil, dados oficiais revelam que o volume de negócios com sua utilização no último ano superou o montante de transações realizadas na Bolsa de Valores do país.

“Tal circunstância despertou a atenção das instituições bancárias de varejo para o crescimento deste mercado e para a concorrência que passou a existir entre os produtos e serviços bancários e aqueles prestados por sociedades empresárias que atuam exclusivamente na comercialização de ativos criptografados, chamadas de corretoras ou exchanges”, constata.

DIREITO ANTITRUSTE

O autor aponta para as controvérsias contratuais oriundas da relação comercial existente entre esses agentes econômicos, dando ao Direito Antitruste a oportunidade de oferecer respostas adequadas para a efetivação do ambiente concorrencial no país.

O estudo é sustentado com base em legislação atual, além de pesquisas que analisam o contexto da sociedade informacional e as criptomoedas; princípios, escopos e importância do Direito Antitruste no Brasil; e, por fim, um estudo de caso sobre o encerramento de conta bancária de corretoras de criptomoeda por iniciativa unilateral da instituição financeira, oferecendo elementos comparativos sobre a atuação do STJ e do CADE nos casos apontados.

 

SERVIÇO

Criptomoedas e Direito Antitruste 2021

Editora: Lumen Juris

Autor: Ferreira, Carlos Anderson dos Santos

Lançamento: 14 de maio de 2021

Local: Golden Shopping Calhau - Espaço UNDB

Horário: 19h30

Páginas:  218

ISBN: 9786555105704

 

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

 

GALERIA DE FOTOS