A Coordenação de Planejamento Estratégico da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) realizou nos dias 29 e 30 de abril, por videoconferência, a 3ª Reunião de Avaliação da Estratégia da CGJ-MA, bem como a apresentação de resultados obtidos no primeiro ano de gestão (biênio 2020-2022). Nesta edição, além da participação dos coordenadores e coordenadoras das áreas administrativas da CGJ-MA, a reunião contou também com a direção do Fórum Des. Sarney Costa, e coordenadoras da Contadoria do Fórum e Central de Mandados.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, abriu a reunião parabenizando toda a equipe pela condução dos trabalhos e empenho durante o último ano, ressaltando os resultados positivos e a materialização de diversas ações planejadas para a gestão.
"Os números são impressionantes. Conseguimos a extraordinária façanha de analisar, de forma resolutiva, mais de 9 mil procedimentos na Corregedoria. Não paramos um só minuto e muito me orgulha ver uma equipe sintonizada, comprometida e que busca ânimo todos os dias para cumprir o seu dever de servidor público".
O desembargador afirmou, ainda, que o relatório de gestão deste primeiro ano está sendo preparado e, assim que finalizado, será disponibilizado para conhecimento público, permitindo que a sociedade e servidores e servidoras do Poder Judiciário possam ter total acesso às ações executadas. Velten explicou que o trabalho realizado tem sido categorizado em quatro eixos fundamentais para a gestão: governança, resolutividade, integridade e transparência.
CUMPRIMENTO DE METAS
O juiz coordenador do Planejamento Estratégico, Nilo Ribeiro, informou que todas as metas e diretrizes estratégicas definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2020 foram cumpridas, a exemplo do julgamento de processos mais antigos; priorização do julgamento de ações coletivas, priorização do julgamento de processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica, além da integração da CGJ-MA aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
"Não foi uma tarefa fácil, mas estamos muito felizes com esse resultado. Apesar de toda dificuldade imposta pela pandemia, avançamos muito e continuaremos com resultados ainda melhores", pontuou o magistrado.
A equipe do Planejamento Estratégico é responsável pela orientação e gestão de metas e projetos da Corregedoria, atualização e revisão de normas, projetos de legislação, relações institucionais com o CNJ e demais instituiçõe, dentre outras atribuições.
TECNOLOGIA
Com o agravamento da pandemia e o início do trabalho remoto, a busca por soluções digitais para a otimização das atividades da CGJ-MA tiveram que ocorrer de forma ainda mais rápida. Conforme informações apresentadas pelo assessor de Informática da CGJ-MA, Eduardo Freire, foram realizados 1.683 atendimentos a servidores/servidoras, advogados/advogadas e magistrados/magistradas registrados pelo Sistema Gestor. Para facilitar o atendimento com o seu público externo, a CGJ-MA também aderiu ao Whatsapp Business em todos os seus setores - com atendimento centralizado pelo número de telefone do protocolo que também recebe solicitações originadas do Telegram e Facebook Messenger.
INTEGRIDADE
A chefe de gabinete da CGJ-MA, Lêda Alice, também apresentou os avanços da política de integridade da Corregedoria, materializado por meio do Programa de Compliance.
Lêda, que também é membro do Núcleo de Compliance (NUCOMP), pontuou as ações desenvolvidas pelo NUCOMP, dentre elas, a parceria com a Alliance for Integrity, visando ampliar o conhecimento e a troca de experiências na área de Compliance; treinamento para servidores e servidoras sobre gerenciamento de riscos, oferecido em parceria com o Ministério da Economia; e pesquisa de sondagem sobre Compliance com os servidores e servidoras da CGJ-MA. O trabalho de mapeamento dos riscos para elaboração do plano de gestão de riscos de integridade também está sendo realizado.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br