Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Capacitação para aplicação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SERVIDORES DO JUDICIÁRIO

Publicado em 24 de Mai de 2021, 9h00. Atualizado em 24 de Mai de 2021, 15h01
Por Ascom ESMAM

Estão abertas, até 28 de maio, as inscrições para o curso sobre a aplicabilidade do Formulário Nacional de Avaliação de Risco e seus impactos na proteção integral da mulher. São 50 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão. As aulas (síncronas e assíncronas), com duração de 30 horas, serão realizadas na plataforma EAD-ESMAM, integrada a outras ferramentas de transmissão online, de 4 a 25 de junho.

Das vagas disponíveis, 25 estão reservadas aos aos servidores dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Varas com competência na matéria, dos Tribunais do Júri, ou que atuem no Núcleo de Custódia ou Núcleo de Plantão Judicial, com competência para aplicar a Lei nº 11.340/2006 e profissionais especializados(as) nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde integrantes das equipes multidisciplinares (art. 29, da Lei nº 11.340/06). 

O conteúdo e a metodologia do curso, promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA), em parceria com a ESMAM, visam subsidiar as decisões de medidas protetivas de urgência e/ou medidas cautelares e o alcance da proteção integral e célere às vítimas.

Além da compreensão da dinâmica da violência doméstica e familiar contra a mulher e a complexidade do fenômeno, a formação destacará a importância da interpretação e aplicação correta do Formulário Nacional de Avaliação de Risco - instrumento essencial para a realização devida dos encaminhamentos para a rede de proteção, gestão dos riscos identificados e aprimoramento das intervenções na proteção integral das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

HORÁRIO DAS AULAS AO VIVO – WEBINAR

07/06 - 14h às 17h - 3h/a

09/06 - 14h às 17h - 3h/a

11/06 - 14h às 18h - 4h/a

14/06 - 14h às 17h - 3h/a

16/06 - 14h às 18h - 4h/a

Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA

04 a 17/06 - 10h/a

ATIVIDADE ASSÍNCRONA - REGISTRO REFLEXIVO  - AVA

17/06  - 18/06 -  3h/a - LIVRE

TOTAL:  30h/a

TUTORAS

Luciana Lopes Rocha - juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Taguatinga (DF), coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do Distrito Federal – NJM/TJDFT, docente da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro em Cursos de Formação de Magistrados, na temática violência doméstica e familiar contra a mulher. É integrante do Grupo de Trabalho instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para criação e implantação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco de Violência.

Ana Paula Antunes Martins - doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal e Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH/UnB).

Marcela Novais Medeiros - doutora e mestre em Psicologia Clínica e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Especialista em Terapia Familiar e Conjugal pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Educazione e Integrazione delle Persone con Disabilità, DisagioSociale e Anziani pelo Istituto Universitario di Scienze Motorie - IUSM (Itália), Università degli Studi del Molise(Itália), Universidad Católica San Antonio di Murcia - UCAM (Espanha) e Universidade Federal de Uberlândia(Brasil).

SERVIÇO

CURSO APLICABILIDADE DO FORMULÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE RISCO

INSCRIÇÕES: 24 a 28 de maio (no sistema Tutor)

PÚBLICO: Metade das vagas são exclusivas para servidores dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ou Varas com competência na matéria, dos Tribunais do Júri, ou que atuem no Núcleo de Custódia ou Núcleo de Plantão Judicial, com competência para aplicar a Lei nº 11.340/2006 e profissionais especializados(as) nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde integrantes das equipes multidisciplinares (art. 29, da Lei nº 11.340/06).

REALIZAÇÃO: 4 a 25 de junho – palataforma - EAD ESMAM

DURAÇÃO: 30 horas

VAGAS: 50

 

esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS