Durante o primeiro ano da pandemia, a Divisão de Informática do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) realizou 14.283 atendimentos aos usuários. Esses números correspondem ao trabalho realizado desde o início da execução das medidas temporárias que o Poder Judiciário adotou para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).
Conforme dados da unidade administrativa, entre os atendimentos realizados pela Divisão de Informática do Fórum, no período de março de 2020 a março de 2021, destacam-se, a configuração de equipamentos de informática e pessoais para home office (teletrabalho); o suporte a videoconferência e ao sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico); a orientação e configuração do aplicativo de mensagem WhatsApp Business para as unidades judiciais e administrativas; a substituição e manutenção de equipamentos de informática, tais como, no-breaks; e o suporte na digitalização de processos judiciais.
A Divisão é responsável pelas demandas de informática do Fórum, atendendo e assessorando as unidades judiciais e administrativas localizadas no prédio, além de atuar na estrutura física e lógica dos equipamentos de informática do órgão. Entre as ações realizadas pela Divisão estão: configuração e instalação de microcomputadores e impressoras; atualização de softwares, tais como antivírus e sistemas processuais; instalação de kits de audiência entre outros. Também oferece suporte a projetos, como por exemplo, na digitalização de processos, fornecendo equipamentos e manutenção.
O setor, que gerencia o parque de equipamentos do Fórum, possui 1.194 computadores, 90 notebooks e 351 impressoras.
PESSOAL
A unidade conta com dois servidores efetivos e 13 técnicos de informática terceirizados, coordenados pelo chefe da divisão, o técnico judiciário especialista em informática, Adrivanderson Martins Santos. O setor funciona no térreo do Fórum de São Luís, e é subordinado à Diretoria de Informática e Automação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O atendimento aos usuários para suporte de tecnologia da informação pode ser feito pelos e-mails informatica@tjma.jus.br / informática_slz@tjma.jus.br ou pelo telefone (98) 3194-6600.
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís