Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CGJMA participa de webinário do TJBA sobre Regularização Fundiária

Publicado em 14 de Jan de 2021, 0h00. Atualizado em 14 de Jan de 2021, 0h00
Por Com informações do Portal TJBA

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) participou, na manhã desta quinta-feira, dia 14, da abertura do Webinário sobre "Regularização Fundiária Rural" promovido pela Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp). O evento também contou com a participação da conselheira Maria Tereza Uille Gomes, do Conselho Nacional de Justiça.

O objetivo é promover o debate sobre o tema e capacitar registradores de imóveis a realizarem o processo de regularização de terras nos municípios baianos, principalmente nas regiões onde há conflitos no campo, como no oeste do Estado.

A regularização fundiária é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado da Bahia, ao permitir a resolução de problemas identificados, principalmente, em famílias mais vulneráveis. Ao obterem o registro do imóvel, essas famílias podem, por exemplo, oferecê-lo em garantia para obtenção de crédito. O procedimento também garante a forma correta e eficaz para a arrecadação tributária.

Também participaram da abertura do evento o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival de Almeida Trindade, o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim, corregedor das comarcas do Interior, o juiz Joselito Rodrigues de Miranda Júnior, representando o corregedor-geral de Justiça da Bahia, desembargador José Alfredo Cerqueira, o Diretor-Geral da Unicorp, desembargador Nilson Castelo Branco, o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Maranhão e presidente do Fórum Fundiário da Matopiba, desembargador Paulo Velten Pereira, bem como a juíza coordenadora do Núcleo Extrajudicial das Corregedorias, pela Corregedoria do Interior, Liz Rezende de Andrade.

MATOPIBA

Uma área com extensão territorial maior do que a da França, com 73 milhões de hectares distribuídos por 337 municípios. Um espaço com 324 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas e 781 assentamentos de reforma agrária. Essa é a Matopiba, acrônimo criado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e é um dos grandes desafios da regularização de terras no Brasil. A região, um dos temas tratados no webinário, é considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, responsável por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

PROGRAMAÇÃO

O evento prossegue nesta sexta-feira, 15, mediado pelos juízes assessores das Corregedorias do Tribunal de Justiça da Bahia, Joselito Rodrigues Miranda e Liz Rezende de Andrade.

DIA 15/01/20 – SEXTA-FEIRA

TEMA: Certificação de Imóveis Rurais e Aspectos Relacionados ao Registro Público
PALESTRANTE: Dr. Miguel Pedro Silva Neto- Engenheiro Cartógrafo e Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA.

TEMA: Processo de Registro de Regularização Fundiária Rural: convênio das Corregedorias com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e com a Associação de Registradores de Imóveis da Bahia (ARIBA), procedimento, qualificação (parte 2). Protagonismo do oficial de registro imobiliário no processo.
PALESTRANTE: Dr. Pedro Ítalo da Costa Bacelar – Delegatário de Registro de Imóveis de Capim Grosso/BA. Especialista em Direito Imobiliário. Membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (CPRI/IRIB).
PALESTRANTE: Dr. Luiz Fernando Morato – Delegatário de Registro de Imóveis de Aporá. Pós-graduando em Registros Públicos e Processo Civil.

 

O evento é transmitido no canal do Tribunal de Justiça da Bahia, no Youtube, e poderá ser acompanhado por todos os interessados:

 

GALERIA DE FOTOS