Poder Judiciário/Mídias/Notícias

INFÂNCIA | Abraminj indica juíza Sara Gama para representar entidade no Maranhão

Publicado em 7 de Ago de 2020, 0h00. Atualizado em 7 de Ago de 2020, 0h00
Por Fernando Souza

A Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) indicou a juíza Sara Fernanda Gama, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), para representar a entidade em sua seccional no Estado do Maranhão. A indicação leva em consideração a atuação da magistrada, com trabalhos e estudos, na área da criança e do adolescente e do ambiente familiar ao longo da carreira.

De acordo com o presidente da Abraminj, desembargador José Antônio Daltoé Cezar, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a escolha do representante de cada estado foi feita “com base no passado e na folha de serviços do magistrado, em relação à causa da infância e juventude”.

Em comunicado, o presidente ainda destaca a inteira confiança nos representantes estaduais e o encaminhamento dos respectivos nomes ao Fórum Nacional da Infância e da Juventude, órgão do Conselho Nacional de Justiça, para dar suporte às atividades do Fórum nos respectivos estados.

Além das prerrogativas de substituição do presidente no Estado de representação, a coordenadora destaca que pautará sua atuação no fomento de ações integradas, envolvendo órgãos que atuam na rede de proteção à infância e à juventude.

Sobre a indicação da magistrada Sara Gama, o juiz auxiliar da CGJ-MA, Antonio Vieira, que no órgão correcional também está à frente do Conselho Especial da Infância e da Juventude, elogiou a escolha e destacou que a indicação foi acertada, pois “é uma escolha de alguém com enorme comprometimento com a causa, possuindo um histórico impecável nesse tema”, afirmou. 

Segundo Vieira, a indicação da juíza também vai fortalecer as ações institucionais da Corregedoria, ao possibilitar a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias compartilhadas. Para o magistrado, as ações de promoção da humanização dos serviços voltados à infância constituem um exercício permanente, com destaque para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.

Currículo – Sara Gama é mestre em Direito Público pela Universidade Portucalense e possui pós-graduação em Direito Processual Civil (UFPE) e Ciências Político-Jurídicas (Unisulma). É pesquisadora do Núcleo de Estudos do Estado, Segurança Pública e Sociedade (UFMA) e formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), na área da Infância e Juventude. 

Sobre o Abraminj – A Abraminj é uma entidade que tem a finalidade de integrar e dar suporte a juízes da infância e da juventude de todo o Brasil, visando promover ações que fortalecem a atuação de magistrados que atuam na área. A Associação foi criada em 1968, durante o 3º Encontro Nacional de Juízes de Menores e tem sede na Cidade de Brasília.

Atualmente a Associação possui um quadro de aproximadamente 900 associados e conta com coordenadores estaduais para cada unidade da federação. Os encontros nacionais são realizados a cada dois anos, oportunidade em que é escolhida a composição da nova Diretoria, que fica à frente da entidade por um biênio, cabendo reeleição.

Desde a sua fundação, a entidade já promoveu pelo menos 26 congressos nacionais e contribuiu para a realização de centenas de eventos e ações que promoveram debates em todo o país. Atualmente se destaca pelo efetivo cumprimento da legislação voltada para criança e adolescente, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

GALERIA DE FOTOS