Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CURSO DE EXTENSÃO | Círculos em Movimento e Práticas Restaurativas – noções básicas

Inscrições abertas para a segunda turma, de 6 a 13 de julho. São 200 vagas para magistrados e servidores do TJMA, além de profissionais de áreas afins

Publicado em 6 de Jul de 2020, 10h03. Atualizado em 6 de Jul de 2020, 10h03

Estão abertas, até 13 de julho, as inscrições para a segunda turma do curso de extensão Círculos em Movimento – Noções Básicas, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com a organização Círculos em Movimento – inovadora filosofia sobre gestão de conflitos e importante metodologia para colocar em prática a justiça restaurativa e promoção da paz.

Estão disponíveis 200 vagas, sendo 150 para magistrados e servidores do Poder Judiciário do Maranhão, cujas inscrições serão feitas pelo sistema acadêmico Tutor. Outras 50 vagas serão destinadas aos profissionais e operadores do Direito que atuam no sistema de justiça, tais como:

Membros e/ou servidores do Ministério Público

Membros e/ou servidores da Defensoria Pública

Servidores do Sistema Penitenciário

Servidores do Sistema Socioeducativo

Pesquisadores, facilitadores e/ou profissionais do Direito que já atuem em processos de Justiça Restaurativa

Demais interessados em Justiça Restaurativa

Para o público externo, as inscrições serão feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico específico, disponível também no site www.tjma.jus.br/esmam.

A formação será ofertada na modalidade “a distância” (autoinstrucional), com duração de 20 horas, será ministrada de 20 a 31 de julho, na plataforma própria da Círculos em Movimento, responsável pela certificação dos participantes.

As credenciais (senhas) para ingresso na plataforma virtual e demais orientações para acesso ao curso serão enviadas por e-mail aos inscritos, que devem também realizar cadastro no site www. circulosemmovimento.org.br.

CONHEÇA O PROJETO CÍRCULOS EM MOVIMENTO

O projeto Círculos em Movimento nasceu por iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) e do Instituto Terre des Hommes Brasil, tendo como parceiros o SESI e a Unesco / Criança Esperança.

O objetivo é difundir a filosofia e promover conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa e estimular a prática dos Círculos de Construção de Paz em comunidades escolares de todo o país.

A organização tem como missão apoiar e fortalecer escolas, movimentos, iniciativas, organizações da sociedade civil e pessoas que se dedicam à promoção da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz como estratégia de proteção, prevenção, promoção da cultura de paz e superação da violência envolvendo crianças, adolescentes, jovens, e seus entornos escolares, familiares e comunitários.

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

 

GALERIA DE FOTOS