Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Mestrado profissional em Administração Pública qualifica equipes do TJMA

Curso ofertado por meio de convênio entre ESMAM e UNOESC está na segunda fase presencial

Publicado em 13 de Jun de 2025, 10h31. Atualizado em 16 de Jun de 2025, 11h22
Por Ascom ESMAM

Servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concluem, nesta sexta-feira (13), em Chapecó (SC), a segunda temporada de aulas presenciais do Mestrado Profissional em Administração Pública, fruto da parceria entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

Para a desembargadora Sônia Amaral, diretora da ESMAM, a parceria entre UNOESC, TJMA e a escola judicial, firmada em março de 2024, é uma ação formativa de alto nível, que visa oferecer qualificação customizada às necessidades do serviço público, contribuindo para o aprimoramento dos processos internos do Judiciário maranhense.

De acordo com o professor Rógis Juarez Bernardy, docente da UNOESC e coordenador da turma, a proposta pedagógica busca integrar o conhecimento técnico-científico à realidade institucional dos órgãos públicos.

“As disciplinas deste segundo bloco reforçam o compromisso do mestrado profissional com a aplicabilidade dos conteúdos. Além de discussões teóricas, tivemos práticas voltadas ao planejamento estratégico do TJMA e uma imersão no contexto regional, com visitas a pontos estratégicos de Chapecó. Em outubro, os alunos retornam para a continuidade da formação prevista”, explicou o professor.

Desde o dia 9 de junho, 17 mestrandos e mestrandas participaram de blocos de aulas com três disciplinas centrais: Métodos de Pesquisa Quantitativa, Organizações e Estratégia e Desenvolvimento de Territórios Regionais. A formação busca alinhar teoria e prática para preparar servidores com uma visão ampliada e estratégica da administração pública contemporânea.

“Essa experiência acadêmica tem ampliado significativamente minha visão sobre os desafios e potencialidades da administração pública. Os conhecimentos adquiridos certamente refletirão diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido na instituição, contribuindo para uma atuação mais eficiente, estratégica e alinhada às necessidades da sociedade”, destacou a analista judiciária e assitente social, Hayla Castelo Branco, que atua na Coordenadoria de Planejamento e Inovação do TJMA. 

Além das atividades em sala, os participantes também realizaram visitas técnicas pela cidade de Chapecó, com o objetivo de compreender a realidade regional do Oeste catarinense e desenvolver projetos aplicados que dialoguem com o planejamento estratégico do Judiciário maranhense.

Outro mestrando, o servidor Fernando Antônio Carvalho Marques, coordenador de Finanças do TJMA, disse que o investimento demonstra a visão estratégica do Tribunal em formar lideranças que conheçam a fundo a realidade institucional.

"A formação de mestres dentro do próprio quadro funcional fortalece a capacidade de diagnóstico e transformação das rotinas administrativas”, resumiu.

CONFIRA O ÁLBUM COMPLETO COM FOTOS DESTA FASE DO CURSO

A terceira fase presencial está prevista para ocorrer em outubro deste ano.

SOBRE O MESTRADO

Avaliado com nível “excelente”, o programa de pós-graduação em Administração da UNOESC recebeu nota 5 pela CAPES na última avaliação, por combinar “capacitação teórica e conceitual de alto nível com aplicações gerenciais do conhecimento". Dos cerca de 80 cursos de mestrado profissional no Brasil, apenas 11 alcançaram essa nota.  

O programa oferece duas linhas de pesquisa que abordam temas atuais e de alta relevância para a gestão pública e o desenvolvimento organizacional, contribuindo para o aprimoramento das práticas administrativas no Judiciário:  

  • LINHA 01 - SUSTENTABILIDADE, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • Envolve estudos sobre a sustentabilidade das organizações públicas e privadas e das suas interfaces com o contexto territorial, nas dimensões econômica, social e ambiental.
  • Investiga elementos, espaços e temas preferenciais, como: empreendedorismo, governança territorial, desenvolvimento regional e urbano, sustentabilidade do agronegócio, aprendizagem, competências e conhecimento organizacional, processos e sistemas de gestão organizacional e de pessoas.
  •  
  • LINHA 02 - ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE
  • Esta linha estuda fatores de competitividade, considerando os atores envolvidos, os processos gerenciais, as dinâmicas dos mercados, as estratégias, o uso de recursos e competências, a inovação, e a obtenção de vantagem competitiva sustentável. Investiga características do ambiente de negócios e das estruturas produtivas, as tecnologias, as capacidades e as estratégias associadas à obtenção de desempenho superior, nos diversos setores da economia, e especialmente naqueles relacionados ao agronegócio.


 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800

 

GALERIA DE FOTOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS