Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Conectando Leituras acontece nesta sexta (9) na ESMAM

Nesta edição, os participantes debaterão sobre a obra O Alienista (Machado de Assis)

Publicado em 8 de Mai de 2025, 14h00. Atualizado em 8 de Mai de 2025, 15h18
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, nesta sexta-feira (9/5), às 16 horas, a segunda edição do projeto Conectando Leituras, uma iniciativa voltada à promoção da leitura e intercâmbio cultural entre magistrados, magistradas e profissionais e equipes que atuam no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).Nesta edição, os participantes debaterão sobre a obra O Alienista, de Machado de Assis. 

A supervisora de Documentação e Biblioteca da ESMAM, Manoele Santos, destaca que o projeto tem como objetivo incentivar a prática da leitura e a troca de experiências literárias em um ambiente acolhedor. "A proposta é criar um espaço de diálogo sobre temas relevantes abordados nas obras selecionadas, contribuindo para o desenvolvimento da análise crítica e do pensamento reflexivo", explica.

COMO FUNCIONA

O Conectando Leituras é realizado em formato de clube literário, com encontros bimestrais e a participação de até 30 pessoas por edição. As reuniões acontecem de forma presencial e virtual, permitindo que servidores e servidoras das comarcas do interior também participem.

A dinâmica das reuniões incluirá uma recepção inicial, apresentação dos participantes, uma discussão guiada sobre a obra lida e, ao final, a votação para escolha do próximo livro. A mediação será conduzida por um facilitador, garantindo a interação de todos.

O primeiro encontro literário, realizado no dia 7 de março, reuniu 14 servidores e servidoras que participaram tanto presencialmente quanto por videoconferência, conectando-se diretamente de suas comarcas ou unidades de trabalho. Com mais de 50% dos votos, “Olhos d'Água” foi a obra escolhida para inaugurar o projeto.

AS OBRAS DA TEMPORADA

O ALIENISTA, de Machado de Assis

Conheça a história do médico Simão Bacamarte, dedicado e estudioso da mente humana, que decide construir um hospício para tratar os doentes mentais na pequena cidade de Itaguaí a casa verde. Quem entra e quem fica de fora? Surpreenda-se com o final.

A METAMORFOSE, de Franz Kafka

O caixeiro-viajante Gregor acorda metamorfoseado em um enorme inseto e percebe que tudo mudou e não só em sua vida, mas no mundo. Ele, então, acompanha as reações de sua família ao perceberem o estranho ser em que ele se tornou. E, enquanto luta para se manter vivo, reflete sobre o comportamento de seus pais, de sua irmã e sobre a sua nova vida.

A QUEDA, de Albert Camus

Um dos mais importantes e representativos autores do século XX e Prêmio Nobel de Literatura. Em A queda , um advogado francês faz seu exame de consciência num bar de marinheiros, em Amsterdã. O narrador, autodenominado “juiz-penitente”, denuncia a própria natureza humana misturada a um penoso processo de autocrítica. 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
YouTube: @eadesmam
Telefone: (98) 2055-2800

GALERIA DE FOTOS