A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está com inscrições abertas, até 13 de abril, para o curso Atualizações Legislativas e Jurisprudências nos Casos de Violência Doméstica e Familiar, ministrado pela jurista Alice Bianchini. A formação, na modalidade semipresencial, é voltada exclusivamente para juízes e juízas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e visa aprimorar o conhecimento e a aplicação da legislação vigente sobre o tema.
O curso tem como objetivo aplicar, com perspectiva de gênero, as inovações legislativas e as recentes decisões dos tribunais brasileiros e da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH), que tratam da violência doméstica e familiar contra a mulher. Haverá especial atenção ao Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero.
Magistrados e magistradas podem realizar a inscrição diretamente no sistema Tutor, de 7 a 13 de abril. O curso será realizado de 28 de abril a 6 de maio (20 horas-aula), na plataforma EAD ESMAM e na sede da escola judicial, conforme o cronograma abaixo:
ATENÇÃO! Para obter a certificação, é necessário participar tanto das atividades a distância como das presenciais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
SOBRE A FORMADORA
A condução do curso ficará a cargo da jurista Alice Bianchini, referência nacional no estudo do Direito Penal e da violência de gênero. Doutora em Direito pela PUC-SP, Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ). Bianchini ministra cursos sobre práticas da Lei Maria da Penha e perspectiva de gênero, além de ser coautora de diversas publicações jurídicas sobre o tema.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Telefone: (98) 2055-2800