Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Formação em conciliação e mediação acontecerá em Timon

A capacitação tem duração de 100 horas-aula presenciais, sendo 40 de fundamentação teórica e 60 correspondentes ao estágio supervisionado

Publicado em 3 de Out de 2024, 15h00. Atualizado em 3 de Out de 2024, 13h27
Por Ascom ESMAM

O Fórum da Comarca de Timon, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) promove, no período de 21 a 25 de outubro, a fase teórica do curso de Formação em Conciliação e Mediação Judicial. A iniciativa contribui para reforçar a política judiciária do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec-TJMA), que tem como objetivo evitar sentenças judiciais, diminuir a demanda de processos e pacificar a sociedade.

A turma será coordenada pelo juiz Rogério Monteles da Costa e o conciliador judicial do Nupemec, Manoel Ramos. Participam 16 alunos e alunas, sendo quatro profissionais do TJMA lotados em Timon e inscritos pelo sistema acadêmico Tutor, e outros 12 acadêmicos de instituições parceiras, selecionados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), após análise de currículo e entrevistas, conforme EditalCJSCC-Timon 12024.  

A formação tem duração de 100 horas-aula presenciais, sendo 40 de fundamentação teórica e 60 correspondentes ao estágio supervisionado nos Cejusc´s. Para aprovação, os participantes devem atentar quanto à presença integral e realização das atividades. As aulas práticas acontecem na sequência, sob a coordenação e acompanhamento do Núcleo, apenas com aprovadas e aprovados na fase teórica.

Durante as aulas, os participantes são orientados a tratar o conflito dentro de uma nova perspectiva,  em que se utilizam técnicas relacionadas a uma comunicação mais empática e de acolhimento. No momento da conciliação e da mediação, as partes são estimuladas a construírem entendimentos próprios (autocomposição). Como é um processo em que a decisão está relacionada às partes, essas estimulam a autonomia para resolver o conflito. 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

No estágio supervisionado, serão abordadas situações práticas sobre a teoria introdutória, com ênfase na aplicação das técnicas, ferramentas e habilidades adquiridas. Os alunos e alunas trabalharão de forma voluntária, em casos reais, extraídos preferencialmente do Cejusc ou das unidades jurisdicionais do Tribunal de Justiça do Maranhão e participarão em diferentes papéis dentro de uma mediação (mediadores, mediadores e observadores), com o objetivo de apontar diferentes visões ao treinamento específico do papel de mediador.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800/2801

 

GALERIA DE FOTOS