A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) promove, no dia 8 de agosto, o primeiro encontro do projeto Ciclos Dialéticos, que discutirá, sob diferentes pontos de vista, O Protagonismo do Poder Judiciário. A ideia é abrir um espaço para interação de acadêmicos, juristas, magistratura, advocacia, profissionais que atuam na justiça e quem se interessa em compartilhar suas ideias e opiniões sobre os mais variados temas no contexto judicial.
Nessa primeira edição, com a participação de juristas e representantes do sistema de justiça, o público terá a oportunidade de ouvir e expor opiniões fundamentadas, porém divergentes, sobre o que compete à via judicial.
O evento é aberto ao público e acontece no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), às 8h30. As inscrições podem ser feitas, até 8 agosto, no sistema acadêmico Tutor (público interno) e no local, com direito a certificação pela ESMAM.
A ideia central é promover a escuta de pontos de vista diversos, eliminando assim a unicidade de pensamento e oportunizar a divergência esclarecida. "O projeto Ciclos Dialéticos não visa pontos de vista a partir do olhar institucional, mas sim individual. O propósito, portanto, é permitir que as pessoas tenham contato com os dois lados da questão e possam tirar suas próprias conclusões. Além disso, vamos exercitar a tolerância, que é o que precisamos para avançar civilizatoriamente”, frisa a diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral.
Para a magistrada, a atuação do Judiciário gera debates intensos sobre o equilíbrio entre os poderes, a legitimidade das decisões judiciais e seu papel na sociedade. Por isso, realizar um evento sobre o protagonismo do Poder Judiciário é relevante e urgente no contexto atual, principalmente pelo papel cada vez mais central que ocupa nas democracias contemporâneas, influenciando decisões de impacto social, econômico e político.
ASSISTA AO VÍDEO DE PRÉ-LANÇAMENTO
DEBATEDORES DO CICLO 1
José Cláudio Pavão Santana - pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), procurador do Estado do Maranhão (aposentado).
Douglas de Melo Martins - doutor em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidade de Zaragoza, juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Ciomarca da Ilha de São Luís, presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), coordenador de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA).
Participa como moderador o professor João Carlos da Cunha Moura, mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (UFMA), assessor jurídico do TJMA.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800