Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Palestra destacará a função social da leitura e a valorização do conhecimento

Evento da ESMAM é aberto ao público e acontece na próxima sexta-feira (21/6), no Auditório da AMMA

14/06/2024
Fernando Souza

O conhecimento é um componente essencial e promotor de autonomia ao ser humano. Com essa proposta, a ministra presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, vai proferir a palestra A Leitura como Instrumento de Libertação, em mais uma atividade acadêmica da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

O evento acontece no dia 21 de junho, a partir das 8h30, no auditório da Associação dos Magistrados (AMMA), no Calhau. As inscrições podem ser realizadas de 14 a 19 de junho e podem participar integrantes da magistratura, profissionais do Judiciário e que atuam nos órgãos do sistema de justiça, além de estudantes de Direito. A iniciativa se caracteriza como uma atividade de extensão e garantirá emissão de certificado pela Escola.

Inscrições público interno (TJMA) - AQUI

Inscrições público externo - AQUI

Entre outros pontos, a ação visa ao debate sobre as transformações geradas pela globalização e que tornaram mais complexas e dinâmicas as relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Nesse contexto, a leitura é considerada um dos caminhos para a construção do conhecimento, que empodera o ser humano, desperta o pensamento crítico e fomenta a criatividade, abrindo infinitas possibilidades de compreensão da complexidade moderna.

A ministra também participa, em São Luís, de compromisso institucional no Conselho Penitenciário do Maranhão. Na oportunidade, a presidente do STJ conhecerá o modelo de gestão da Unidade de Ressocialização Feminina e fará a doação de livros a serem utilizados com a reativação da biblioteca da unidade, em programa de leitura destinado a mulheres em situação privativa de liberdade, que faz parte do processo de reintegração social.

Maria Thereza de Assis Moura é mestre e doutora em Direito Processual e especialista em Direito Processual Penal e Direito Penal Econômico e Europeu. Ela é ministra do STJ desde 2006, já foi corregedora nacional de justiça (2020-2022) e atualmente ocupa a Presidência da Corte Superior. A magistrada é professora da Universidade de São Paulo (USP), membro do Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual.

 


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801

GALERIA DE FOTOS