Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Nova turma para o curso preparatório à adoção

Participantes recebem orientação sobre processos fundamentais para o estabelecimento da parentalidade adotiva

21/05/2024
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), promove nova turma do Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção de 2024, no período de 5 a 30 de junho. A capacitação será realizada por videoconferência, com encontros on-line, através da plataforma de Educação a Distância da Escola Superior da Magistratura (EAD ESMAM).

São 50 vagas destinadas a quem está com pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) ou já apresentou pedido de habilitação à adoção perante o órgão judicial competente no município em que reside. 

As inscrições podem ser realizadas até 24 de maio, gratuitamente, por meio de formulário eletrônico disponível abaixo e no site www.tjma.jus.br/site/esmam.

CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

PREPARATÓRIO 

O curso tem abordagens síncronas (ao vivo) e assíncronas e visa trazer informações sobre os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da adoção. Além disso, estimula uma reflexão sobre os planos e aspirações de quem pretende formar uma família através da adoção. 

O projeto, de autoria das analistas judiciárias Ana Carolina Silva Costa Monteiro (psicóloga) e Cristiane Queiroz Lima (pedagoga), conta com conteudistas convidados pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão. A tutoria é realizada por profissionais credenciados pela Escola Superior da Magistratura e CIJ-TJMA. 

A secretária da Coordenadoria da Infância e Juventude, Maria Teresa Feitosa Rêgo, explica que a  condução e construção da proposta é de responsabilidade da equipe da CIJ, atuando junto às equipes multiprofissionais das diversas comarcas, que fornecem os elementos e direcionamentos essenciais para elaboração da capacitação de todos os interessados e interessadas em adotar crianças e adolescentes.

CONTEÚDOS 

O preparatório está organizado em 6 módulos, totalizando 20 horas-aula cada, conforme a série abaixo.

Módulo 1: Responsabilidades e compromissos diante do processo de adoção

Módulo 2: Preparando-se para a adoção

Módulo 3: Aspectos legais e a nova cultura da adoção

Módulo 4: Adoção e suas motivações

Módulo 5: Processos constitutivos da parentalidade

Módulo 6: Estágio de convivência e a construção de novos vínculos

TUTORIA

Mariana de Sousa Amin Castro é graduada em Direito, atuou como secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, na Defensoria Pública do Estado do Maranhão e como assessora na Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz (MA).

Sara Estelita Vera Vargas Rangel e Pereira é graduada em Direito, especialista em Terapia Sócio-Construtivista e Psicodramática de Famílias e Casais, Professional e Positive Life Coach e Executive Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching. 

Mônica de Oliveira Leite é psicóloga do Tribunal de Justiça do Maranhão, especialista em Gestão de Pessoas, com atuação na Secretaria de Justiça do Estado do Piauí.

Ana Sheila Muniz Lopes dos Santos é asssitente social do Tribunal de Justiça do Maranhão, especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais e Instrumentais técnicos-operativos do Serviço Social, com atuação na política pública de Assistência Social, em São Luís (MA).

Para mais informações, ligue: (98) 3261-6287 / 98771-8645 ou envie mensagem para o e-mail: coinfancia@tjma.jus.br.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @esmam_tjma

Facebook: @esmam.tjma

Fone: (98)2055 2800/2820

 

GALERIA DE FOTOS