Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Justiça 4.0 lança curso de Anotação de Dados para Modelos de IA no Judiciário

O curso é voltado para profissionais que atuam em tribunais, mas também está aberto ao público geral

11/03/2024
Ascom ESMAM

O Programa Justiça 4.0 disponibiliza novo curso on-line de Anotação de Dados para Modelos de Inteligência Artificial no Judiciário. O curso é voltado para profissionais que atuam em tribunais, mas também está aberto ao público geral. As matrículas podem ser feitas na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud).

A capacitação habilita magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário a compreender o conceito e os métodos de anotação de dados e o papel dessa anotação na geração de modelos de Inteligência Artificial (IA). O curso discute ainda sobre a importância da qualidade dos dados e a necessidade de dados corretos, completos, válidos, relevantes e confiáveis para geração de datasets para algoritmos de Machine Learning e para uma gestão negocial orientada a dados. A IA é uma das novas tecnologias utilizadas pelos tribunais brasileiros para promover celeridade e eficiência na rotina do Judiciário.

A formação tem carga horária de 10h e está disponível na modalidade autoinstrucional. É necessário, no mínimo, 70% de aproveitamento na atividade avaliativa para obtenção de certificado. O curso utiliza a infraestrutura do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle do Ceajud. Para acompanhar as aulas, é preciso equipamento capaz de acessar a plataforma, com versões mais atualizadas de Windows, Linux ou Mac e conexão de internet.

A capacitação integra a trilha de IA da Plataforma Sinapses, que visa ao treinamento, à hospedagem e à auditabilidade de modelos de IA para uso pelo Poder Judiciário.

Conheça todos os detalhes sobre a formação em Anotação de Dados para Modelos de IA na ficha do curso.

JUSTIÇA 4.0

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de Justiça.

 

Com informações da Agência CNJ de Notícias

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS