Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM apresenta edição de férias do Café Literário

13/07/2023
Fernando Souza

Julho é nacionalmente conhecido como o mês das férias, mas, na ESMAM, as produções continuam a todo vapor. São cursos, eventos e muito planejamento para dar continuidade às ações formativas no segundo semestre de 2023. Para acompanhar essa rotina frenética, nada melhor que uma das bebidas mais consumidas do mundo. Pensando nisso, a ESMAM trouxe a edição de férias do Café Literário.

Com uma boa dose de conhecimento e aromas de sabedoria a versão férias do Café Literário traz excelentes dicas para os amantes da leitura. Enredos cheios de esperança e perseverança – que despertam a reflexão sobre tolerância, respeito e a própria vida, passando pela sabia inocência de um viajante interplanetário – são alguns dos temas para fazer você grudar na poltrona e degustar páginas de boas histórias.

Para começar, um livro muito bacana, que é o clássico O Sol é Para Todos, de autoria de Harper Lee. A obra aborda o racismo sistêmico nos Estados Unidos do século passado, ao retratar as mudanças trazidas na vida de uma menina (Scout), após seu pai (Atticus) começar a advogar em favor de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. Scout passa a sofrer com manifestações preconceituosas contra ela e a família, em razão do trabalho do pai. 

A narrativa traz interessantes diálogos entre Scout e seu pai e aborda problemas de uma sociedade segregacionista, na qual o negro era deslocado, legal e culturalmente, a uma posição de inferioridade diante da população branca. O livro ganhou o Prêmio Pulitzer de Literatura, em 1961, e serviu de base para filme de mesmo nome, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (1962). Apesar do tempo de lançamento, a narrativa é bem temporal e trata de tolerância, respeito e senso de justiça. O livro está disponível na Biblioteca Madalena Serejo, na ESMAM.

Outra proposta é A Insustentável Leveza do Ser, do escritor tcheco Milan Kundera, um dos mais consagrados do século XX, que nos deixou esta semana, aos 94 anos. Kundera traz em suas obras um passeio das personagens entre o mundo real e das ideias, carregados de um peso que retrata a condição humana. As formas de opressão sofridas com regimes totalitários em seu país, contribuíram para sua escrita de forte carga emocional do autor e com vieses políticos e filosóficos.

O enredo apresenta como protagonistas Tereza, Tomas, Sabina e Franz, que, ao acaso, vivem caminhos que levam a sentir o peso da vida a partir de suas escolhas ou mesmo do acaso. As personagens vivem um círculo incessante de reconhecer a opressão sobre si mesmos e a busca por amenizar os efeitos do fardo que pesa sobre elas.

SUGESTÃO PARA AS CRIANÇAS

A literatura juvenil também ganha espaço na edição de férias. Maria Luíza Sampaio (Malu), filha do servidor da ESMAM Fernando Souza, traz duas dicas de obras que ela já leu e releu. Aluna do 7º ano do Ensino Fundamental, Maria é uma criança que divide bem o tempo com os pais e as brincadeiras da infância, sem perder o foco nos estudos, teatro, música e, claro, a leitura.

Sua primeira indicação é O Diário de Anne Frank, cuja personagem principal é a própria Anne, que inicia seus escritos aos 13 anos. A menina descreve os horrores que o regime de segregação e extermínio dos judeus, vivenciado pré e durante a Segunda Guerra Mundial, impôs à sua família. Refugiados na Holanda, país que logo foi dominado pela Alemanha Nazista, o pai de Anne criou um espaço adaptado em uma residência de amigos, onde ficaram escondidos por dois anos, até serem descobertos pelo regime totalitário.

Anne deixou suas memórias escritas em um pequeno diário, cujas palavras ajudaram a entender a perseguição sistemática ao povo judeu. Ela escrevia a partir da sua pouca relação com o mundo externo, como o contato limitado pela janela, programas de rádio e as conversas com pessoas da casa onde ficava o esconderijo. O local foi descoberto e a família separada em campos de concentração. Apenas o pai de Anne sobreviveu, mas a voz da pequenina ecoa na eternidade como grito de resistência a todo tipo de intolerância. 

Outra dica da Malu é O Pequeno Príncipe, obra de Antoine de Saint-Exupéry, que apresenta sábias e inesquecíveis histórias contadas por um menino que desbrava o universo viajando por vários planetas até parar em um deserto, na Terra. Um problema na aeronave faz com que um piloto pouse no mesmo deserto, onde se encontram e passam a um diálogo cheio de metáforas e ensinamentos para a vida, criando forte laço de amizade.

Uma das obras mais traduzidas em todo o mundo, O Pequeno Príncipe mostra como as curiosidades do pequenino no diálogo com o aviador, levam a diversos questionamentos e reflexões sobre as certezas da vida. De leitura fluída, que envolve crianças e até adultos em uma trama cheia de descobertas, tem uma poesia singular e envolve temas filosóficos, afetos, sonhos, esperança e a solidão humana. Esta obra também está disponível na Biblioteca da ESMAM.

Essas foram as dicas de mais uma edição de férias Café Literário. O programa da Escola Judicial do Maranhão que traz sempre sugestões de leitura e um bom bate-papo sobre as diversas vertentes literárias. Apresentado pela servidora Anna Tereza, o programa vai ao ar no canal da YouTube da ESMAM (@eadesmam).

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS