Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Conheça as ações da Trilha da inovação do TJMA

Atividades formativas são destinadas aos grupos que já integram a trilha

23/05/2023
Ascom ESMAM

A Trilha da Inovação Aberta do TJMA está com novo cronograma de ações de capacitação e treinamentos que visam a otimização dos processos de trabalho no Judiciário e aprimoramento da prestação de serviços judiciais. A trilha é composta por uma sequência de atividades de formação, sensibilização e experimentação de métodos de inovação aberta, com foco nos profissionais do Poder Judiciário do Maranhão. 

O projeto tem como objetivo democratizar o uso de métodos de inovação, com ferramentas adaptáveis a diferentes realidades, condições de trabalho e recursos disponíveis, dotando magistradas, magistrados, servidoras e servidores de habilidades que propiciem a atuação como agentes da modernização dos serviços. Além das oficinas, seminários e cursos, a trilha conta com outras etapas, a serem realizadas de forma híbrida, com encontros presenciais e virtuais, além da disponibilização de conteúdo digital.

Com o apoio da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão, Laboratório de Inovação - Toada Lab - e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), participam da trilha grupos de profissionais do TJMA que devem percorrer todas as ações formativas até completarem o roteiro de capacitação sobre o tema. Cada curso pode ser feito separadamente, podendo os participantes aderirem a todos ou selecionarem os mais adequados a seu perfil profissional. Ao final de cada capacitação, será emitido o certificado correspondente. 

A trilha segue eixos - cursos presenciais e à distância, oficinas e ações customizadas de mentoring - que exploram a inovação do ponto de vista instrumental e da gestão. 

Entre os eventos já realizados estão o Seminário de Inovação para um Judiciário Inclusivo e a Oficina Propósito de um Laboratório de Inovação no Judiciário, que aconteceram no mês de março, com participação dos formadores Rodrigo Narcizo (Escritório de Projetos da ANAC) e Laiza Spagna (Escola Nacional de Administração Pública e Escola de Governo do Distrito Federal).

Conheça as próximas atividades previstas no calendário de cursos da ESMAM. As atividades são ordenadas em sequência, mas não precisam ser, necessariamente, realizadas na ordem apresentada abaixo. Algumas ainda não têm datas definidas.

Curso - Gestão de Projetos - como tirar ideias do papel

Modalidade: EAD

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: servidores e magistrados do TJMA

Formadora: Laiza Spagna

Data: 18/05 a 09/06, com aulas síncronas de 8h às 10h (em andamento)

Oficina de elaboração de propostas para fortalecer as capacidades institucionais do Judiciário e traduzir os objetivos estratégicos em projetos capazes de alcançar os resultados pretendidos. O foco é gerar produtos inovadores para a modernização das instituições e aprimorar a experiência do cidadão nos serviços prestados pelo Sistema de Justiça.

Curso - Gestão de Processos Rumo à Eficiência

Modalidade: EAD

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: servidores(as) e magistrados(as) do TJMA

Formadora: Laiza Spagna

Data: 05/06 a 23/06, com aulas síncronas de 8h às 10h

Objetivo: Capacitação no uso de métodos ágeis e de recursos tecnológicos que otimizam processos de trabalho, aprimoram fluxos, afinam a comunicação, automatizam rotinas internas e qualificam o atendimento ao público.

EIXO 2. FERRAMENTAS COLABORATIVAS

Oficina: Design Thinking - métodos e técnicas para inovar

Modalidade: Semipresencial

Carga-horária: 20 horas presenciais e 4 horas EAD (remoto pela manhã e presencial pela tarde)

Público-alvo: servidores e magistrados do TJMA

Formador: Rodrigo Narcizo

Data: a definir

Objetivo: Capacitação no uso das principais ferramentas de Design Thinking, por meio da experimentação de metodologias ágeis, de técnicas de design e de linguagem simples para a aprimorar a prestação jurisdicional.

 

Curso: Construção de indicadores na perspectiva dos OKRs

Modalidade: presencial

Carga-horária: 16 horas presenciais

Público-alvo: servidores(as) e magistrados(as) do TJMA

Formador: Rodrigo Narcizo

Data: 15 de junho

Oficina de elaboração de propostas para o fortalecer as capacidades institucionais do Judiciário e traduzir os objetivos estratégicos em projetos capazes de alcançar os resultados pretendidos. O foco é gerar produtos inovadores para a modernização das instituições e aprimorar a experiência do cidadão nos serviços prestados pelo Sistema de Justiça.

 

EIXO 3. GESTÃO DA INOVAÇÃO

Oficina - Mentoring para Inovação

Modalidade: EAD síncrono e assíncrono

Carga-horária: 10 horas

Público-alvo: servidores(as) e magistrados(as) do TJMA

Formadores: Rodrigo Narcizo e Laiza Spagna

Data: a definir

Objetivo: Seleção, aperfeiçoamento e acompanhamento de projetos de inovação, por meio de mentorias customizadas a equipes específicas, para impactar positivamente o público atendido pelo Sistema de Justiça.

 

Oficina - Compartilhando Experiências de Sucesso

Modalidade: EAD síncrono e assíncrono

Carga-horária:  20 horas

Público-alvo: servidores(as) e magistrados(as) do TJMA

Professor(a): Laiza Spagna

Data: a definir

Objetivo: capacitar gestores de projetos de inovação que foram selecionados para que possam atuar como multiplicadores.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS