Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Turma do doutorado em Direito Unoesc-ESMAM participa de seminários de pesquisa

Último módulo do curso antecede a elaboração dos pré-projetos das teses de doutorado

Publicado em 10 de Mai de 2023, 11h30. Atualizado em 10 de Mai de 2023, 11h40
Por Ascom ESMAM

Profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que integram a turma do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (PPGD/Unoesc) iniciaram a participação nos Seminários Avançados de Pesquisa e Produção Intelectual em Rede - último módulo do doutorado, que antecede a elaboração dos pré-projetos das teses a serem apresentadas como trabalho de conclusão do curso. 

Os encontros ocorreram nos dias 4 e 5 de maio, em São Luís, com a participação de 13 discentes, sob a orientação do professor doutor Robison Tramontina, na sede da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). 

Nessa fase, a turma é orientada quanto às normas e técnicas para produção dos respectivos projeto de pesquisa, definição de temas, orientadores e outros aspectos que fundamentam o trabalho científico em rede. A etapa é fundamental para que os integrantes possam participar, já no segundo semestre desse ano, do exame de qualificação do projeto - pré-requisito para o desenvolvimento da tese de doutorado, no qual serão avaliados o conteúdo preliminar do trabalho, estágio de desenvolvimento do projeto, adequação das metas propostas e as perspectivas de conclusão do curso dentro do prazo, previsto para o final de 2024.

 

Turma é formada por 13 magistrados(as) e servidores(as) do TJMA

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Os doutorandos e as doutorandas estão organizados em torno das linhas de pesquisa propostas pela instituição, cuja abordagem se concentra no estudo e na pesquisa de teorias, problemas e mecanismos de efetivação de direitos fundamentais. Parte concentra-se em estudos relacionadas aos Direitos Fundamentais Civis, com ênfase às liberdades individuais e bens civis no contexto da revolução tecnológica, da economia do conhecimento e da democracia. Outros pesquisadores elegeram como área de interesse os Direitos Fundamentais Sociais, cujas pesquisas contemplarão as relações de trabalho, o direito à saúde, assistência e previdência social, à educação, à moradia e a outros direitos correlatos.

O curso, iniciado em fevereiro de 2021, é resultado de Acordo de Cooperação Técnico-Científico entre TJMA, ESMAM, Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e a Unoesc, possibilitando o acesso e a permanência de 13 discentes do quadro do Judiciário maranhense, com parte dos custos financiados pelo Tribunal, conforme o Edital 53/UNOESC-R/2020 e a Portaria ESMAM 20/2020.

A articulação entre a ESMAM e outras as universidades brasileiras é feita através do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da entidade, que gerencia planos comuns para que os profissionais do Judiciário possam ter acesso à formação stricto sensu em programas regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Entre os tribunais do país, o TJMA é o primeiro a investir na realização de doutorado específico para os seus quadros e carreiras. “O objetivo é criar condições favoráveis para que os discentes beneficiados estudem e pesquisem temas relevantes para o nosso contexto, por meio de cursos de mestrado e doutorado altamente qualificados e que assegurem a obtenção de diplomas válidos no Brasil", destaca o diretor da ESMAM, desembargador José de Ribamar Castro. 

POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO 

Para o juiz Anderson Sobral, cujo projeto está vinculado à linha de pesquisa dos direitos fundamentais civis, a política de qualificação do TJMA, incentivada pela ESMAM e AMMA, é inovadora e deverá revolucionar, efetivamente, a atividade judicial, trazendo benefícios à sociedade. “São 13 pesquisadores preocupados em desenvolver pesquisas que tenham uma aplicação imediata na melhoria da prestação jurisdicional. O investimento que o Tribunal está fazendo proporcionará efeitos em curto médio e longo prazo na atividade desses e de outros profissionais”, observa.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

 

GALERIA DE FOTOS