Por que inovação é tão importante? Como posso me tornar pessoalmente um inovador ou inovadora melhor? Quais os desafios da inovação no Judiciário? Essas e outras questões integram o portfólio do projeto Trilha da Inovação Aberta do TJMA - uma sequência de atividades de formação, sensibilização e experimentação de métodos de inovação aberta, com foco nos profissionais do Poder Judiciário do Maranhão. A trilha tem como objetivo transformar pessoas para que possam impulsionar a otimização dos processos de trabalho cotidianos e, assim, aprimorar o acesso à Justiça e posicionar o usuário como peça central na prestação dos serviços judiciais.
A proposta é, por meio das oficinas, seminários, cursos e outras ações, democratizar o uso de métodos de inovação, com ferramentas adaptáveis a diferentes realidades, condições de trabalho e recursos disponíveis, dotando servidoras e servidores de habilidades que propiciem a atuação como agentes da modernização dos serviços. O projeto conta com outras etapas, a serem realizadas de forma híbrida, com encontros presenciais e virtuais, além da disponibilização de conteúdo digital.
Com o apoio da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão, Laboratório de Inovação - Toada Lab - e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), participam da trilha grupos de profissionais do TJMA que devem percorrer todas as ações formativas até completarem o roteiro de capacitação sobre o tema. Entre os eventos já realizados estão o Seminário de Inovação para um Judiciário Inclusivo e a Oficina Propósito de um Laboratório de Inovação no Judiciário, que aconteceram no mês de março, com participação de Rodrigo Narcizo (Escritório de Projetos da ANAC) e Laiza Spagna (Escola Nacional de Administração Pública e Escola de Governo do Distrito Federal).
Cada curso pode ser feito separadamente, podendo os participantes aderirem a todos ou selecionarem os mais adequados a seu perfil profissional. Ao final de cada caapcitação , será emtitido o certificado correspondente.
As próximas atividades previstas no calendário de cursos da ESMAM serão a Oficina de Gestão de Projetos - como tirar ideias do papel e o Curso de Gestão de Processos: rumo à eficiência, que acontecem no mês de maio e junho cujas vagas são destinadas a quem já é integrantes da trilha, no sistema acadêmico Tutor. Com duração de 40 horas, as aulas acontecem na modalidade "a distância", na plataforma EAD-ESMAM, de forma síncrona (ao vivo) e assíncrona (remota), sob a tutoria da professora, advogada e socióloga Laiza Neves Spagna. Veja o cronograma abaixo:
Gestão de Projetos - como tirar ideias do papel
Modalidade: EAD
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: servidores e magistrados do TJMA
Formadora: Laiza Spagna
Data: 18/05 a 09/06, com aulas síncronas de 8h às 10h
Oficina de elaboração de propostas para fortalecer as capacidades institucionais do Judiciário e traduzir os objetivos estratégicos em projetos capazes de alcançar os resultados pretendidos. O foco é gerar produtos inovadores para a modernização das instituições e aprimorar a experiência do cidadão nos serviços prestados pelo Sistema de Justiça.
Curso - Gestão de Processos Rumo à Eficiência
Modalidade: EAD
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: servidores(as) e magistrados(as) do TJMA
Formadora: Laiza Spagna
Data: 05/06 a 23/06, com aulas síncronas de 8h às 10h
Objetivo: Capacitação no uso de métodos ágeis e de recursos tecnológicos que otimizam processos de trabalho, aprimoram fluxos, afinam a comunicação, automatizam rotinas internas e qualificam o atendimento ao público.
EIXO 2. FERRAMENTAS COLABORATIVAS
Oficina: Design Thinking - métodos e técnicas para inovar
Modalidade: Semipresencial
Carga-horária: 20 horas presenciais e 4 horas EAD (remoto pela manhã e presencial pela tarde)
Público-alvo: servidores e magistrados do TJMA
Formador: Rodrigo Narcizo
Data: a definir
Objetivo: Capacitação no uso das principais ferramentas de Design Thinking, por meio da experimentação de metodologias ágeis, de técnicas de design e de linguagem simples para a aprimorar a prestação jurisdicional.
Curso: Construção de indicadores na perspectiva dos OKRs
Modalidade: presencial
Carga-horária: 16 horas presenciais
Público-alvo: servidores e magistrados do TJMA
FormadorProfessor(a): Rodrigo Narcizo
Data: 15 de junho
Oficina de elaboração de propostas para o fortalecer as capacidades institucionais do Judiciário e traduzir os objetivos estratégicos em projetos capazes de alcançar os resultados pretendidos. O foco é gerar produtos inovadores para a modernização das instituições e aprimorar a experiência do cidadão nos serviços prestados pelo Sistema de Justiça.
EIXO 3. GESTÃO DA INOVAÇÃO
Oficina - Mentoring para Inovação
Modalidade: EAD síncrono e assíncrono
Carga-horária: 10 horas
Público-alvo: servidores e magistrados do TJMA
Formadores: Rodrigo Narcizo e Laiza Spagna
Data: a definir
Objetivo: Seleção, aperfeiçoamento e acompanhamento de projetos de inovação, por meio de mentorias customizadas a equipes específicas, para impactar positivamente o público atendido pelo Sistema de Justiça.
Oficina - Compartilhando Experiências de Sucesso
Modalidade: EAD síncrono e assíncrono
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: servidores e magistrados do TJMA
Professor(a): Laiza Spagna
Data: a definir
Objetivo: capacitar gestores de projetos de inovação que foram selecionados para que possam atuar como multiplicadores.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231