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ESMAM realiza nova turma de Formação de Formadores

Participantes estão cursando o primeiro módulo do Nível 1 do FOFO

22/03/2023
Ascom ESMAM

Trinta magistrados, magistradas e profissionais das diverrsas áreas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participam, até 26 de março, do Curso de Formação de Formadores no Contexto da Magistratura (FOFO) Módulo 1 do Nível 1 - Desenvolvimento Docente: Objetivos da Ação Educacional, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

A sequência modulada tem a credencial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam) e integra uma trilha para qualificação pedagógica dos professores que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas judiciais do país.

A programação consiste em exposições dialogadas e dinâmicas para discussão de temas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem orientados para o desenvolvimento de competências e para a construção do conhecimento, como o planejamento de aula e a análise do trabalho docente, a partir de princípios pedagógicos da Enfam.

DOCÊNCIA NA MAGISTRATURA

Entre os temas tratados estão: competências para a docência e a docência na magistratura; alternativas para organização do processo educativo que viabilize um aprendizado ativo e significativo (processo de ensinagem); técnicas de ensino e de ensinagem; métodos ativos e formação de adultos; a aula, a avaliação e os métodos ativos aplicados ao ambiente virtual e presencial; o feedback e avaliação por pares; o plano de aula e suas articulações com os objetivos de aprendizagem e a formação por
competências; e metodologia ativa e planejamento de aula.

Para concluir o Nível 1 dessa formação para a docência, a turma deve ainda cursar os módulos 2 e 3, que abordam sobre a Formação de Formadores em Soft Skills: Inteligência Emocional, Comunicação e Pensamento Criativo para a Docência e Métodos Ativos para o Ensino Presencial e Virtual no Contexto da Educação Judicial, respectivamente. 

Os módulos 1 e 2 do primeiro nível, com duração de 30 horas, são ofertados na modalidade a distância, com aulas assíncronas e síncronas (atividades on-line às segundas-feiras), garantindo a interação necessária entre os alunos e tutores. O terceiro módulo, previsto para acontecer no mês de junho, será totalmente presencial, ministrado na sede da ESMAM, em São Luís.  

A presença nas videoconferências, bem como nos fóruns e demais atividades, é imprescindível para emissão da certificação. 

A turma em andamento está sob a coordenação e tutoria dos professores tutores Erisevelton Silva Lima, pedagogo, doutor em Educação, e do juiz Fábio Penezi, ambos formadores de formadores credenciados pela Enfam.

METODOLOGIAS ATIVAS

Erisevelton Lima explica que nessa etapa inicial, são abordados temas referentes ao desenvolvimento de competência para docência. Os módulos subsequentes trazem como proposta formativa a reorganização da prática docente, considerando seu percurso de trabalho, suas experiências, a formação e os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos.

"A ideia é preparar os participantes para analisar, individual e coletivamente, o processo de formação e a atividade docente no contexto da magistratura, bem como a aplicar os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos ao longo dos cursos de formação de formadores na organização da aula e na utilização de metodologias ativas, fundamentais para o bom aproveitamento dos conteúdos", enfatiza.

NOVOS FORMADORES

Nos últimos dois anos, a ESMAM capacitou 134 novos formadores – Níveis 1 e 2. O conteúdo foi adaptado para ser ofertado na modalidade “a distância”, com duração de 16 a 40 horas-aula. As turmas são organizadas obedecendo critérios de nível, visando ao desenvolvimento de competências de magistrados(as) e servidores(as) que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes. Também participam convidados de outros tribunais, em regime de compartilhamento.

Por meio da Coordenação Pedagógica e Núcleo EAD-ESMAM, foram ofertadas as turmas de Formação de Formadores: FOFO Nível 1 – Módulos 1 e 2 (Formação Para A Docência – Desenvolvimento de Ações Educacionais), e Módulo 3 (Avaliação e Gestão Pedagógica com Uso Métodos Ativos); além do Nível 2 (Oficina de Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem), e a Formação de Tutores no Contexto da Magistratura (Nível 2).

 

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