Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Livros para refletir sobre o mês das mulheres

Biblioteca da ESMAM destaca obras sobre as múltiplas formas de ser mulher na história e na atualidade

09/03/2023
Ascom ESMAM

Durante o mês de março, a Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Maranhão - Desembargadora Madalena Serejo - manterá em destaque uma série especial de livros que vão de teoria clássica do feminismo a obras de literatura, com foco nas múltiplas formas de ser mulher na história e na atualidade, todos escritos por célebres mulheres da seara jurídica e da literatura nacional e internacional. A iniciativa faz parte do projeto Nossa Estante, que disponibiliza obras para empréstimo (físicas) e também no Portal Minha Biblioteca da ESMAM. 

Nessa edição do Nossa Estante, estão disponíveis cerca de 30 títulos (físicos e digitais), de autoras que escreveram livros com viés feministas que identificam indignações que antigas gerações de mulheres já sentiam em relação às desigualdades entre os gêneros. Há também obras de cunho jurídico, com comentários sobre leis, avanços e transformações acerca dos direitos e defesa das mulheres, bem como da proteção contra as violências de gênero. 

Dentre essas grandes obras, está o livro “O segundo sexo”, considerado como marco do feminismo, de autoria da filósofa francesa Simone Beauvoir. Há também “Todos os contos”, de Clarice Lispector - coletânea que reúne, pela primeira vez, todos os contos da escritora desde os primeiros textos da adolescência até a sua maturidade, no total de oitenta e cinco contos. 

BIBLIOTECA MADALENA SEREJO

A Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo reúne no seu acervo físico 2.054 títulos em diversas áreas, como Direito, Literatura, Administração e dentre outras. Conta ainda com acesso pela plataforma Minha Biblioteca (acervo de títulos técnicos e científicos).

O serviço de consulta e empréstimo funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, obedecendo as recomendações higiênico-sanitárias dos órgãos competentes e instituições internacionais e nacionais da área da informação.

A equipe da Biblioteca atende solicitações de pesquisa e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail: bibliotecaesmam@tjma.jus.br.

Veja AQUI a lista de livros selecionados:

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS