Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Servidoras da ESMAM são homenageadas no Dia das Mulheres

Programação incluiu performances poéticas e concerto de voz e violão

08/03/2023
Ascom ESMAM

Servidoras das diversas áreas da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) receberam homenagens no Dia Internacional das Mulheres. A programação festiva, organizada pelos servidores e membros da diretoria, incluiu apresentação musical, performances poéticas e um lanche especial, servido na tarde desta quarta-feira (8).

O diretor da escola judicial, desembargador José de Ribamar Castro, participou da comemoração e, juntamente com servidores e o secretário-geral, Amudsen Bonifácio, organizou uma trilha poética para enaltecer as 35 mulheres que atuam na instituição (cerca de 77% da equipe). "Vejo que aqui a força feminina se sobressai e confere a esse ambiente uma atmosfera diferente, produtiva e sensível", disse. O magistrado destacou o marco histórico da data, oficialmente criada pela ONU em 1977, e as conquistas femininas das últimas décadas.

A analista bibliotecária Joseane Cantanhede lembrou que o momento era não só de comemorações, mas de lembrar e celebrar a luta pelos direitos das mulheres desde o início do século 20, e os eventos que influenciaram a criação da data e que foram determinantes para sua oficialização. "Seja no ambiente profissional, familiar ou do cotidiano, devemos compreender que, mesmo no contexto da busca pela igualdade de gênero, o 'ser mulher' deve ser respeitado em todas as suas peculiaridades, pois existem na instituição mães atípicas, sobrecarga de rotinas externas e particulares e os desafios do trabalho", reforçou.

O evento contou com apresentação de performance poética, do servidor Fernando Souza; e concerto de voz e violão com Alberto Trabulsi, que interpretou várias composições da música popular brasileira, com um grande coro formado por servidores, servidoras e a vice-diretora da escola, a desembargadora Sônia Amaral, que também participou da comemoração.

Ao final, as mulheres receberam brindes e mensagens produzidos pelos colegas de trabalho.

ESTANTE LITERÁRIA

A escola judicial, manterá, durante o mês de março, uma estante lierária com obras porduzidas no contexto feminino, destacando biografias, temas jurídicos, políticas públicas, crônicas, poesias e outros campos do conhecimento. O acervo está à disposição para empréstimos na Biblioteca Madalena Serejo e na Biblioteca Virtual da ESMAM.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

 

GALERIA DE FOTOS