Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Mostra da Exposição do TJMA sobre Maria Firmina dos Reis está na 15ª Feira do Livro

A Exposição é organizada pelo Museu Desembargador Lauro Berredo Martins, em parceria com o Comitê da Diversidade do Judiciário do Maranhão

06/12/2022
Danielle Limeira

Uma mostra da “Exposição Maria Firmina dos Reis: 200 anos inspirando humanidades” do Museu Desembargador Lauro Berredo Martins do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) é um dos destaques da 15ª edição da Feira do Livro, iniciada nessa segunda-feira (5/12), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga, em São Luís.

A feira presta homenagem a ilustres personalidades da literatura maranhense: Maria Firmina dos Reis, Almeida Galhardo e Carlos Cunha. Com o tema “15 anos mirando o mundo”, o evento é voltado para estudantes de escolas da rede pública, comunitária, particular, universitários, educadores, artistas, escritores e sociedade em geral.

A coordenadora da Biblioteca e Arquivo do TJMA, Cíntia Andrade, explicou que a exposição, primeira de cunho temático do museu do Tribunal, tem como finalidade combater  o preconceito e a discriminação ocasionados pelo racismo a partir da referência de Maria Firmina dos Reis. “Essa é uma homenagem à primeira romancista brasileira, mulher maranhense, negra, escritora, compositora, musicista, abolicionista, pioneira em vários feitos, que encontrou na escrita, na educação e na literatura, instrumentos de força, luta e coragem para lutar contra a escravidão”, ressaltou. 

A programação gratuita – que segue até o dia 13 de dezembro – conta com palestras, rodas de conversa, aulas-show, seminários, oficinas, minicursos, exposições, lançamentos de livros, sessões de cinema, bate-papos, contações de histórias, espetáculos e performances teatrais. 

EXPOSIÇÃO MARIA FIRMINA DOS REIS

Mulher negra, que marcou a história do Brasil no século XIX, Maria Firmina dos Reis deixou seu legado como professora, escritora, musicista e criadora da primeira escola mista do Brasil.

A mostra da “Exposição Maria Firmina dos Reis: 200 anos inspirando humanidades” permite ao público conhecer a vida de autora maranhense, por meio de ilustrações digitais exclusivas e expositores contendo imagens de aquarelas, que demonstram o cotidiano e momentos importantes da biografia da escritora. 

A exposição completa faz parte da programação comemorativa ao Bicentenário de Maria Firmina dos Reis do Tribunal de Justiça do Maranhão, que iniciou em 5 de agosto de 2022 no Museu do TJMA e que segue de forma itinerante para escolas, feiras e outras instituições. 

No Museu é possível conhecer in loco documentos históricos e objetos que fizeram parte da trajetória da romancista. Os documentos são manuscritos originais, como a certidão de justificação de batismo; o documento de nomeação para o cargo de Professora de Primeiras Letras de Maria Firmina; o testamento da avó de Maria Firmina, a escrava Engrácia; a segunda edição do Livro Úrsula e alguns livros sobre Maria Firmina.
Na Feira do Livro, interessados e interessadas poderão adquirir o livro "Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão", de autoria do Juiz Agenor Gomes, no stand do Projeto Da Cor ao Caso. 

SERVIÇO:

O que: “Exposição Maria Firmina dos Reis - 200 anos inspirando humanidades” na 15ª edição da Feira do Livro
Quando: 5 a 13 de dezembro de 2022, das 9h às 20h
Onde: Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga, em São Luís.

Abaixo, acesse o álbum no Flickr:

"Exposição Maria Firmina dos Reis: 200 anos inspirando humanidade" na Feira do Livro 2022

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS