Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Palestra abordará sobre ativismo social e elevação do nível socioeconômico

Ativista Patrícia Villela apresentará experiência da Cooperativa Cuxá, instalada na Unidade Prisional Feminina de São Luís

Publicado em 24 de Fev de 2023, 8h40. Atualizado em 24 de Fev de 2023, 8h59
Por Ascom ESMAM

A importância do ativismo social para concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” - ODS 8 da ONU – está na pauta do Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário do Maranhão, que promove palestra sobre o tema, no dia 2 de março, com a ativista e presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino.

O evento, acontece a partir das 9h, no auditório da Associação dos Magistrados (AMMA). 

As inscrições estão abertas até o dia 1º de março, com direito a certificação pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

INSCRIÇÃO MAGISTRADOS(AS) E SERVIDORES(AS) TJMA AQUI 

INSCRIÇÃO PÚBLICO EXTERNO AQUI 

Podem participar o público interno do TJMA e externo (acadêmicos, profissionais das diversas carreiras jurídicas, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, SEAP), além de instituições que integram a Ecoliga, o Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, Instituto Humanitas360 e outros interessados no tema.

AUTONOMIA 

O desembargador Jorge Rachid, presidente do Núcleo Socioambiental do TJMA, explica que o evento é um espaço para discussão sobre o incentivo a negócios de impacto socio-cívico-ambiental, a exemplo das cooperativas sociais, que estimulem o empreendedorismo em comunidades vulneráveis e no ambiente prisional, contribuindo para a autonomia econômico-financeira, o empoderamento de pessoas excluídas e para pacificação social.

“Os diversos atores desse processo poderão debater sobre a importância da promoção de oportunidades de trabalho decentes e como essa questão está aliada ao crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável – um dos pontos relevantes da Agenda 2030, que tem o foco de elevar o nível socioeconômico global e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”, explica.

Durante a palestra, será apresentada a experiência da Cooperativa Cuxá, em atividade nas dependências da Unidade Prisional Feminina do Complexo São Luís – um modelo de atuação social bem-sucedido, desenvolvido pelo Instituto Humanitas360, em cooperação com as instituições que fazem parte do sistema de justiça, visando a diminuição dos índices de reincidência e redução da criminalidade, com foco na paz social.

O evento tem o apoio da Corregedoria Geral da Justiça, Coordenadoria Estadual da Mulher, Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, Unidade de Monitoramento Carcerário, Defensoria Pública, Ministério Público, OAB, SEAP, FEEA e Ecoliga.

SOBRE A PALESTRANTE

Patrícia Villela Marino é presidente do Instituto Humanitas - H360, que atua na redução da violência, incentivo à transparência e estímulo à cidadania ativa nos países da América Latina. Fundadora da CIVI-CO - comunidade formada por empreendedores de impacto cívico-socioambiental e organizações do terceiro setor. Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie, é aluna convidada no curso de Filantropia e Terceiro Setor da J. F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Premiada com o Humanitarian Award, XXII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro da Universidade Zumbi dos Palmares.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS