A importância do ativismo social para concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” - ODS 8 da ONU – está na pauta do Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário do Maranhão, que promove palestra sobre o tema, no dia 2 de março, com a ativista e presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino.
O evento, acontece a partir das 9h, no auditório da Associação dos Magistrados (AMMA).
As inscrições estão abertas até o dia 1º de março, com direito a certificação pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).
INSCRIÇÃO MAGISTRADOS(AS) E SERVIDORES(AS) TJMA AQUI
INSCRIÇÃO PÚBLICO EXTERNO AQUI
Podem participar o público interno do TJMA e externo (acadêmicos, profissionais das diversas carreiras jurídicas, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, SEAP), além de instituições que integram a Ecoliga, o Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, Instituto Humanitas360 e outros interessados no tema.
AUTONOMIA
O desembargador Jorge Rachid, presidente do Núcleo Socioambiental do TJMA, explica que o evento é um espaço para discussão sobre o incentivo a negócios de impacto socio-cívico-ambiental, a exemplo das cooperativas sociais, que estimulem o empreendedorismo em comunidades vulneráveis e no ambiente prisional, contribuindo para a autonomia econômico-financeira, o empoderamento de pessoas excluídas e para pacificação social.
“Os diversos atores desse processo poderão debater sobre a importância da promoção de oportunidades de trabalho decentes e como essa questão está aliada ao crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável – um dos pontos relevantes da Agenda 2030, que tem o foco de elevar o nível socioeconômico global e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”, explica.
Durante a palestra, será apresentada a experiência da Cooperativa Cuxá, em atividade nas dependências da Unidade Prisional Feminina do Complexo São Luís – um modelo de atuação social bem-sucedido, desenvolvido pelo Instituto Humanitas360, em cooperação com as instituições que fazem parte do sistema de justiça, visando a diminuição dos índices de reincidência e redução da criminalidade, com foco na paz social.
O evento tem o apoio da Corregedoria Geral da Justiça, Coordenadoria Estadual da Mulher, Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, Unidade de Monitoramento Carcerário, Defensoria Pública, Ministério Público, OAB, SEAP, FEEA e Ecoliga.
SOBRE A PALESTRANTE
Patrícia Villela Marino é presidente do Instituto Humanitas - H360, que atua na redução da violência, incentivo à transparência e estímulo à cidadania ativa nos países da América Latina. Fundadora da CIVI-CO - comunidade formada por empreendedores de impacto cívico-socioambiental e organizações do terceiro setor. Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie, é aluna convidada no curso de Filantropia e Terceiro Setor da J. F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Premiada com o Humanitarian Award, XXII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro da Universidade Zumbi dos Palmares.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma
(98) 3235 3231