Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Treinamento do PJe para estagiários inicia-se dia 6/2

Aulas presenciais e a distância terão transmissão ao vivo pelo canal EAD ESMAM no YouTube

04/02/2023
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão promove, nesta segunda e terça-feira (6 e 7) o Workshop de Atualização do Processo Judicial Eletrônico (PJE), destinado aos estagiários(as) de Direito e residentes jurídicos do TJMA. ‌Com duração de 10 horas-aulas, a capacitação acontecerá no formato híbrido, por meio de aulas expositivas para demonstração das funcionalidades do sistema no ambiente de treinamento e simulações práticas dos aspectos apresentados. 

As aulas presenciais para os estagiários(as) e residentes jurídicos de Direito com lotação em São Luís, acontecem no dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h, no Auditório Madalena Serejo (Fórum do Calhau). Aqueles lotados em comarcas do interior assistirão às mesmas aulas à distância, simultaneamente, através do canal EAD ESMAM no Youtube.

Já as aulas práticas ocorrem na modalidade "a distância" para todos os inscritos, no dia 7 de fevereiro, das 8h às 12h, também com transmissão ao vivo pelo canal EAD ESMAM no Youtube. O curso completo será ministrado pelos instrutores Diogo Mendonça e Daniel Cavalcante.

Para acessar as aulas online no Youtube, clique AQUI

CONTEÚDO 

O conteúdo é relacionado principalmente aos procedimentos mais comuns realizados pela secretaria judicial e gabinetes no PJE, com destaque para análise de processos conclusos, minuta de pré-análise das conclusões pelo assessor de magistrado, assinatura de despachos, decisões e sentenças, assinatura em lote de documentos e devolução de conclusões para a secretaria.

O objetivo é conhecer o Processo Judicial Eletrônico de forma ampla, bem como as ferramentas e habilidades necessárias para manuseio do sistema, realização da leitura dos dados, protocolo, autuação e distribuição dos processos em formato eletrônico, e a distribuição via PJE 2.0. 

APRIMORAMENTO

A iniciativa é das Diretorias de Recursos Humanos e de Informática, prevendo o aprimoraramento das atividades dessas equipes quanto aos serviços jurisdicioinais executados pelas plataformas eletrônicas.

Os grupos foram inscritos diretamente pelos seus respectivos setores de lotação, e a certificação aos concludentes é emitida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS