Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

TALENTOS | Veja os melhores momentos do ESMAM CULTURAL 2019

02/12/2019

Poesia, fotografia, pintura e música. Muita música. Foi assim a noite da 12ª Mostra de Cultura e Arte do Judiciário (ESMAM Cultural 2019), realizada pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão. A exposição Pratas da Casa reuniu mais de 30 trabalhos artísticos de servidores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen.

Nessa edição, o projeto trouxe como convidados o mineiro Paulinho Pedra Azul e os maranhenses Djalma Chaves e Arturo Saboia, que apresentou o curta-metragem “Acalanto”, premiado nos melhores festivais de cinema brasileiros. O espaço também contou com feira de artesanato e produtos típicos e exposição do artista Lucas Luciano Silva, da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés.

12ª MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO JUDICIÁRIO - ESMAM CULTURAL

(Clique para ver os melhores momentos no Flickr)

O público, estimado em mais de 200 participantes, entre servidores, magistrados e convidados, contribuiu com a doação de quase meia tonelada de alimentos, que serão doados aos projetos sociais mantidos pelo Tribunal de Justiça.

O diretor da ESMAM, desembargador Froz Sobrinho, abriu o espetáculo, apresentado pelos jornalistas, Amanda Campos e Heider Lucena, ambos profissionais do Judiciário. Também estiveram presentes o presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo; o vice-diretor da escola judicial, e o desembargador Paulo Velten.

REVELAÇÃO DE TALENTOS

A noite revelou talentos na música, como os servidores Marcelo Borges de Souza (6º Juizado Cível de São Luís), Danielle Rocha Limeira (Comunicação TJMA), Michael Mesquita (Comunicação da CGJ), Carolina da Escóssia Walraven (Arquivo TJMA), Gabryenilde Bittencourt (4a Vara da Fazenda Pública), Antonio Cláudio Frazão Teixeira (Divisão de Material), Elizangela Silva Marcos (Divisão Psicossocial), Francisco Aquino Barbosa - Dj Léo (Diretoria de Informática), Adriano Marques de Sousa (2ª Vara Cível), Maria José Garcês Cordeiro (4ª Vara da Fazenda Pública). A produção foi acompanhada pelo músico Luís Júnior Maranhão. ]

Longe das sessões de julgamento da 3ª Câmara Criminal, o desembargador Froz Sobrinho, arrancou aplausos do público, ao se unir aos servidores Alberto Trabulsi e Jacques Elray (ESMAM), para fazer os arranjos musicais de músicas dos anos 80.

PRATAS DA CASA

O público foi surpreendido por obras de arte, fotografias, poesias feitas por quem atende as demandas dos fóruns e unidades judiciais do Estado. Foram expostas telas do servidor Francisco de Assis Lima de Oliveira (9ª Vara Cível de São Luís), retratando a arquitetura dos prédios históricos de São Luís.

Na poesia, o ponto alto foram as performances dos poetas Maria Arlinda Reis, a Beth Marcos (Divisão de Serviço Social e Psicologia) e Raimundo Nonato Ferreira (1ª Vara Criminal de Bacabal), além dos textos de Milton de Oliveira Curvina Neto (Fórum de São Mateus), Antonielda Santos Sousa (2ª Vara de Lago da Pedra), Thyago Sousa de Almeida (2ª Vara Cível de Bacabal) e Irma Helenn Cabral (Comunicação TJMA).

Os destaques na fotografia foram registrados por Raimundo Nonato Moraes Andrade (Fórum de Viana), Guilherme Henrique Madeira Sampaio (Fórum de São Francisco do Maranhão), Lorena Moura Borba (Biblioteca Fórum de São Luís), Alberto Trabulsi (ESMAM), Andréa Cristine Colins Martins (Comunicação TJMA), Maria Estela Ferreira Brandão (Fórum de Açailândia), Alberto Jorge Souza Ferreira (Gabinete desembargador Marcelino Everton), Lorena Costa de Morais (Fórum de São Luís - 15ª Vara Cível) Thiago Ribeiro Ramos (Diário da Justiça).

Nesse ano, o projeto teve o apoio cultural do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís, Potiguar, Equatorial e Empreendimento Varandas.

 

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

(98) 3235 3231 

GALERIA DE FOTOS