Servidores de diferentes unidades jurisdicionais do Judiciário estadual participam de uma semana intensa de curso cujo foco é a reforma ortográfica da Língua Portuguesa. Uma atualização importante, que os prepara a redigir adequadamente, já que tanto os documentos oficiais da Administração Pública quanto outras publicações mais recentes empregam as alterações trazidas com o novo acordo ortográfico.
O treinamento, oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está sendo ministrado pela professora Maria da Graça Furtado Dutra. A especialista esclareceu que as mudanças empreendidas foram basicamente de natureza gráfica. Há novas regras referente aos acentos (circunflexo, agudo e diferencial), trema - que deixou de existir -, hífen e no alfabeto, a inclusão das letras k,w e y.
Embora essa reforma ortográfica tenha tido a vigência obrigatória adiada pelo governo brasileiro para 2016, é necessário buscar a adaptação e assimilar efetivamente as novas regras. O objetivo do treinamento é atualizar os servidores quanto a essas mudanças, para que estejam preparados a redigir conforme o novo Acordo Ortográfico.
SAIBA MAIS - O idioma português é o quinto mais falado do mundo, alcançando 200 milhões de pessoas. A comunidade lusófona é constituída por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe (os cinco últimos na África) e por Macau, Timor Leste e Goa no Oriente.
Comunicação ESMAM
(98) 3235-3231 - ramal 220