Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso atualiza conhecimentos em Língua Portuguesa

Publicado em 10 de Jun de 2014, 9h05. Atualizado em 10 de Jun de 2014, 9h05

Servidores de diferentes unidades jurisdicionais do Judiciário estadual participam de uma semana intensa de curso cujo foco é a reforma ortográfica da Língua Portuguesa. Uma atualização importante, que os prepara a redigir adequadamente, já que tanto os documentos oficiais da Administração Pública quanto outras publicações mais recentes empregam as alterações trazidas com o novo acordo ortográfico.

O treinamento, oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está sendo ministrado pela professora Maria da Graça Furtado Dutra. A especialista esclareceu que as mudanças empreendidas foram basicamente de natureza gráfica. Há novas regras referente aos acentos (circunflexo, agudo e diferencial), trema - que deixou de existir -, hífen e no alfabeto, a inclusão das letras k,w e y.

Embora essa reforma ortográfica tenha tido a vigência obrigatória adiada pelo governo brasileiro para 2016, é necessário buscar a adaptação e assimilar efetivamente as novas regras. O objetivo do treinamento é atualizar os servidores quanto a essas mudanças, para que estejam preparados a redigir conforme o novo Acordo Ortográfico.

SAIBA MAIS - O idioma português é o quinto mais falado do mundo, alcançando 200 milhões de pessoas. A comunidade lusófona é constituída por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe (os cinco últimos na África) e por Macau, Timor Leste e Goa no Oriente.

 

Comunicação ESMAM

(98) 3235-3231 - ramal 220