A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está com inscrições abertas até 10/10 para o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), destinado a servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). As aulas ocorrerão de 20 de outubro a 7 de novembro, na ESMAM, em São Luís.
Com 30 vagas disponíveis, sendo 15 abertas no sistema acadêmico Tutor e outras 15 indicadas pelos setores do Tribunal, o curso será presencial e terá carga horária de 60 horas-aula. A formação será ministrada pela professora e intérprete de Libras Georgiana Castro dos Santos Lisboa, que possui mais de 28 anos de experiência na área
O objetivo é proporcionar aos participantes noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida legalmente como meio de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil. Atende ao disposto na Resolução Nº 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras normas que orientam sobre a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações da Convenção Internacional sobre as Pessoas com Deficiência e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
SOBRE A FORMADORA
A capacitação será conduzida por Georgiana Castro dos Santos Lisboa, intérprete e professora de Libras há mais de 28 anos. Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), possui pós-graduação em Educação Especial, Técnicas de Tradução e Interpretação e Docência de Libras, atuando em diversas iniciativas de formação inclusiva.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800