Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso prático sobre uso das LLMs e Engenharia de Prompt para gabinetes jurídicos

A proposta é apontar boas práticas que podem otimizar a produtividade, reduzir a sobrecarga de trabalho e apoiar a fundamentação das decisões judiciais

Publicado em 23 de Set de 2025, 11h07. Atualizado em 23 de Set de 2025, 11h07
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, de 22 a 28 de setembro, as inscrições para o curso “Desmistificação do uso das Large Language Models – LLMs na rotina do gabinete e Engenharia de Prompt para gabinetes jurídicos”, voltado exclusivamente à magistratura do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A capacitação acontece de 9 a 18 de outubro, em formato semipresencial, com carga horária de 20 horas-aula, sendo 16 horas presenciais e 4 horas em EaD. As aulas presenciais acontecerão em São Luís, nos dias 9 e 10 de outubro, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. A etapa a distância será realizada na plataforma EaD/ESMAM, no período de 11 a 18 de outubro.

Com apenas 30 vagas disponíveis, a ESMAM informa que as inscrições são realizadas no sistema acadêmico Tutor, na plataforma Sentinela

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O curso busca capacitar magistrados e magistradas a utilizar de forma segura, ética e eficiente as ferramentas baseadas em inteligência artificial generativa, em especial as Large Language Models (LLMs), cada vez mais presentes no ambiente jurídico.

A proposta é desmistificar receios, esclarecer benefícios e apontar boas práticas que podem otimizar a produtividade, reduzir a sobrecarga de trabalho e apoiar a fundamentação das decisões judiciais. O conteúdo foi desenhado em consonância com a recente regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para uso de inteligência artificial no Judiciário, aprovada em fevereiro deste ano.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Organizado em dois módulos, o curso abordará sobre:
  • Módulo I – Desmistificação do uso das LLMs na rotina do gabinete
  • conceitos e funcionamento, riscos e benefícios, ética e responsabilidade, plataformas disponíveis além do ChatGPT, e boas práticas já aplicadas no Judiciário.
     
  • Módulo II – Engenharia de Prompt para gabinetes jurídicos
  • fundamentos e técnicas avançadas de criação de prompts, desenvolvimento de assistentes personalizados, avaliação da qualidade das respostas e refinamento contínuo.
     

SOBRE O FORMADOR

A formação será conduzida pelo desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro (TJMT), magistrado com ampla experiência na interface entre direito e tecnologia. O docente é especialista em Direito Digital, Data Protection e Cibersegurança, além de presidir o Comitê de Governança de Inteligência Artificial do Poder Judiciário de Mato Grosso (biênio 2025-2026).

Possui ainda MBA em Gestão Judiciária (FGV), pós-graduação em Legal Operations com foco em dados e inteligência artificial (PUC/PR e PUC/Campinas) e longa trajetória no Judiciário, incluindo atuação no TRE/MT e coordenação do Núcleo de Inovação do TJMT.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM 

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br 

Instagram: @‌esmam_tjma 

Facebook: @‌esmam.tjma 

Youtube: @‌eadesmam 

Fone: (98) 2055-2800 

GALERIA DE FOTOS