Estão abertas as inscrições para o I Concurso Literário "Memórias e Vozes do Maranhão: Cultura Popular e Acesso á Cidadania", promovido pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPEMA), por meio da Escola Superior (ESDPE/MA), com o apoio cultural da Escola da Magistratura (ESMAM).
A proposta visa reunir obras inéditas que expressem a riqueza da cultura popular e tragam reflexões sobre cidadania, justiça social e identidade cultural. Os textos selecionados vão compor uma coletânea em dois volumes, um dedicado à poesia, com 60 produções escolhidas, e outro à prosa, reunindo 30 textos entre contos, crônicas, relatos de vida e manifestações culturais.
O concurso é gratuito e está aberto a qualquer pessoa residente no Maranhão, a partir dos 18 anos, incluindo escritores, estudantes, artistas, lideranças comunitárias e também membros, servidores e estagiários da própria Defensoria.
“A ideia é dar voz a diferentes olhares sobre o Maranhão e mostrar como a literatura pode ser um instrumento de cidadania e de preservação da memória coletiva”, destacou o defensor público-geral, Gabriel Furtado.
Além de terem suas obras publicadas na coletânea, os autores classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares de cada volume receberão prêmios em dinheiro, que variam de R$ 500 a R$ 1.500, ofertados pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA).
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 26 de setembro de 2025, exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível aqui e o edital completo com todas as informações está disponível aqui.
(Com informações da DPEMA)
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800