O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou um processo de modernização na gestão dos depósitos judiciais, administrativos, fianças, precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs). A partir de contrato firmado com o Banco de Brasília S.A. (BRB), com vigência de cinco anos, a instituição financeira passa a ser a responsável exclusiva pela captação e administração desses recursos. Com a mudança, entra em funcionamento o sistema BRBJus, plataforma que unifica a emissão de guias, a gestão de contas judiciais e a expedição de alvarás, garantindo mais segurança, agilidade e rastreabilidade aos procedimentos.
Para assegurar a adaptação tranquila ao novo sistema, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) disponibilizou o curso autoinstrucional “BRBJus” na plataforma de ensino a distância (https://ead.tjma.jus.br → Cursos Autoinstrucionais > BRBJus). Acesse e inscreva-se.
O treinamento é obrigatório para magistrados(as) e servidores(as) e contará também com aulas on-line ao vivo, em turmas organizadas por polos regionais. A participação síncrona é recomendada, mas as aulas ficarão gravadas para acesso posterior.
O presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, reforçam a necessidade de magistrados(as) e servidores(as) cumprirem rigorosamente o cronograma de transição e participarem da capacitação oferecida pela ESMAM, assegurando a continuidade dos serviços com eficiência e segurança jurídica.
Ao final, será emitido certificado de participação. As inscrições são individuais e devem ser feitas diretamente na plataforma EAD/ESMAM, selecionando a turma correspondente (magistrados ou servidores).
CRONOGRAMA DE TRANSIÇÃO
O cronograma de migração foi definido pela Portaria-TJ nº 32722025 e envolve etapas críticas de suspensão de serviços no Banco do Brasil e ativação progressiva do BRBJus. Durante esse período, situações emergenciais poderão ser atendidas tanto pelo Banco do Brasil (12 a 17/09) quanto pelo BRB (18 a 21/09), conforme previsão normativa.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800