O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) publicou a Portaria nº 18932025, que aprova o cronograma de elaboração da proposta orçamentária da instituição para o exercício financeiro de 2026. A norma, assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, disciplina os prazos e obrigações das unidades técnicas envolvidas no processo, em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Resolução nº 303/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o documento, a Assessoria de Gestão de Precatórios deverá encaminhar à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, até 22 de julho de 2025 — ou em até dez dias úteis após a publicação da LDO, o que ocorrer por último — a relação dos débitos oriundos de precatórios judiciais a serem incluídos na proposta orçamentária de 2026.
Ainda em observância à LDO e à Resolução nº 303/2019 do CNJ, a mesma Assessoria será responsável pela elaboração do plano anual de pagamento de precatórios vencidos, o qual deve obedecer aos seguintes prazos:
A portaria também estabelece diretrizes à Diretoria de Recursos Humanos, que deverá publicar até 31 de julho de 2025, no Diário da Justiça Eletrônico, a tabela de cargos efetivos e comissionados, discriminando os cargos ocupados por servidores(as) estáveis, não estáveis e os cargos vagos. Além disso, até 16 de agosto de 2025, deverá remeter à Diretoria Financeira um demonstrativo com estimativas para criação e provimento de cargos, bem como para alterações de estrutura de carreira e benefícios.
Por fim, a Diretoria Financeira deverá elaborar e publicar, até trinta dias após a publicação da Lei Orçamentária de 2026, o cronograma anual de desembolso mensal por órgão, conforme previsto na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
A Portaria entrou em vigor na data de sua publicação, com a orientação de que todas as unidades envolvidas cumpram rigorosamente os prazos estabelecidos.
Para mais informações, leia a Portaria completa AQUI.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023