A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) abre, de 11 a 17 de agosto, as inscrições para a nova edição do curso “Medidas Protetivas de Urgência – Lei Maria da Penha”, voltado exclusivamente a magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A formação, na modalidade EaD, será realizada no período de 25 de agosto a 9 de setembro, pela plataforma Moodle (https://ead.tjma.jus.br), com aulas síncronas e assíncronas. São ofertadas 40 vagas.
Com 20 horas-aula e certificação válida para fins de vitaliciamento e promoção na carreira, o curso é destinado a juízes, juízas e profissionais do TJMA. As aulas são ministradas pela juíza Marcela Santana Lobo, mestra em Direito e Poder Judiciário pela Enfam, pesquisadora na área de gênero e direitos humanos, formadora da Enfam e da própria ESMAM, além de juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher/TJMA).
“A correta aplicação das medidas protetivas de urgência é fundamental para salvar vidas e assegurar o respeito à dignidade das mulheres. Este curso aprofunda a compreensão jurídica e a articulação em rede para garantir respostas mais efetivas”, destaca a formadora.
PROGRAMAÇÃO
O conteúdo inclui estudo de casos práticos, fóruns de discussão e análise de estratégias previstas na Lei Maria da Penha para garantir a efetividade da proteção judicial, sempre com perspectiva de gênero e fundamentação em normas nacionais e internacionais de direitos humanos.
Inscrições: de 11 a 17 de agosto de 2025, pelo sistema acadêmico Tutor.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
(98) 2055 2800