A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizou, na tarde de quarta-feira (16/7), a terceira edição do projeto Conectando Leituras, iniciativa voltada à promoção da leitura, do diálogo e do intercâmbio cultural entre magistrados, magistradas e quipes de profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Nesta temporada, o projeto destacou o tema Biografias Inspiradoras, tendo como objetivo central a leitura e discussão do livro O Menino que Descobriu o Vento, de William Kamkwamba. O evento ocorreu na sede da ESMAM, em formato híbrido (presencial e virtual), ampliando o acesso à atividade para profissionais de diversas comarcas do estado.
A roda de conversa foi conduzida pela supervisora de Documentação e Biblioteca da ESMAM, Manoelle Santos, idealizadora do projeto, com apoio da estagiária de Biblioteconomia Clarice Figueiredo. “O projeto incentiva o hábito da leitura e provoca um despertar para sua importância, tanto na vida pessoal quanto profissional. A leitura transforma mentes. E esta obra, em especial, nos inspirou com a força da persistência e o valor das pessoas que acreditam em seus sonhos”, afirmou Manoelle.
TROCAS E REFLEXÕES
Durante o encontro, os participantes compartilharam suas impressões sobre a obra e relataram suas motivações para integrar o projeto. A analista judiciária Bruna Maria Trindade avaliou a experiência como enriquecedora. “O encontro foi um momento de escuta, partilha e reflexões profundas sobre a importância da educação, da resiliência e da esperança. A diversidade de perspectivas trouxe riqueza ao debate”, destacou.
Para o estagiário da Divisão de Transportes do TJMA, Deivid Silva de Aguiar, participar do Conectando Leituras foi também uma forma de se integrar ainda mais à instituição. “Foi mais que uma experiência extracurricular. Conheci novas pessoas e ainda tive a oportunidade de visitar a biblioteca da ESMAM. O livro e o debate me motivaram a seguir focado nos estudos”, relatou.
CLUBE LITERÁRIO
O Conectando Leituras funciona como um clube literário institucional, com encontros bimestrais e até 30 participantes por edição. A atividade é aberta à participação de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Judiciário estadual. As reuniões ocorrem de forma híbrida — presenciais na sede da ESMAM e virtuais, por videoconferência —, garantindo ampla acessibilidade.
A dinâmica inclui recepção inicial, apresentação dos participantes, debate mediado e votação para a escolha da obra a ser lida na edição seguinte. A estreia do projeto ocorreu em março deste ano, com a leitura de Olhos d’Água, da escritora Conceição Evaristo.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800