Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

TJMA promove trilha de formação com foco em liderança, gestão humanizada e cultura institucional

Capacitação realizada pela ESMAM fortalece competências para atuação estratégica e desenvolvimento de equipes de alta performance

Publicado em 17 de Jul de 2025, 15h43. Atualizado em 17 de Jul de 2025, 16h42
Por Irma Helenn e Flávia Brandão

Com o objetivo de formar uma liderança mais consciente, engajada e alinhada à missão institucional do Poder Judiciário, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) iniciou uma nova turma da trilha de formação “Aprendendo como liderar - inspirar pessoas, engajar times e fortalecer a cultura e a missão institucional”, voltada aos servidores e servidoras do Judiciário. A iniciativa tem o apoio da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA.

A formação, com carga horária de 60 horas, teve início no dia 3 de julho e segue até o dia 7 de agosto, com encontros semanais presenciais, realizados na sede da ESMAM, em São Luís.

A trilha de liderança já foi ofertada anteriormente a magistrados e magistradas do TJMA e, agora, amplia seu alcance ao público do quadro técnico, especialmente àqueles que exercem funções de chefia, coordenação ou supervisão de equipes em diversos setores da Justiça maranhense.

Para a diretora da escola, desembargadora Sônia Amaral, formar lideranças é garantir que a missão institucional do Judiciário seja traduzida em ações concretas, humanizadas e eficazes. "A trilha formativa é mais do que uma capacitação: é um convite a repensar o papel do servidor público como agente de transformação — para si, para sua equipe e para a sociedade", reforçou.

 

 

AUTOCONHECIMENTO

Conduzido pela psicóloga e especialista em gestão de pessoas Fábia Carla Castro Alves, o curso propõe uma jornada intensa de desenvolvimento humano, combinando teoria e prática com métodos modernos e vivenciais. A formadora destaca que o caminho da liderança institucional exige consciência de si, escuta ativa e compromisso com a construção de ambientes colaborativos e saudáveis.

“Liderança não tem a ver com cargos ou status. Um líder é alguém que reconhece o potencial nas pessoas e se compromete a desenvolvê-las. Esse é o tipo de liderança que transforma instituições, porque nasce do autoconhecimento e da empatia”, afirma Fábia Carla.

 

 A psicóloga Fábia Carla atua como formadora

METODOLOGIAS ATIVAS

A capacitação é dividida em quatro módulos, abordando temas como comunicação não violenta, segurança psicológica, feedback estruturado, empatia, escuta ativa, estilos de liderança, gestão de carreira e cultura organizacional positiva. As atividades incluem dinâmicas de grupo, testes de perfil comportamental, oficinas práticas e estudo de casos.

O Módulo I, por exemplo, explora os “3 C’s da liderança” — comunicação, confiança e conexão — dentro dos desafios do mundo VUCA/BANI. No Módulo II, o foco é o feedback como instrumento de fortalecimento de vínculos e promoção de resultados. Já o Módulo III mergulha no desenvolvimento de equipes de alta performance, com ênfase em saúde mental e segurança psicológica. O último módulo trata da gestão de carreira, coaching e mentoring.

GESTÃO PÚBLICA

Evilene Cabral Lima, que coordena as ações da Coordenadoria de Reclamações e Processos Disciplinares da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), avalia a formação como essencial para a qualidade da gestão pública. “Isso se traduz em maior eficiência e na melhoria contínua dos serviços. A formadora é altamente capacitada, domina o assunto e utiliza recursos dinâmicos, o que contribui para a motivação da turma”, destacou.

Já o supervisor de Planejamento da Diretoria-Geral do TJMA, Lourival Rodrigues, aponta o curso como um divisor de águas. “As técnicas de aprimoramento apresentadas, principalmente de autoconhecimento, nos ajudam a desenvolver habilidades essenciais para o aperfeiçoamento dos relacionamentos e, por consequência, dos resultados. A experiência tem sido muito gratificante”, avaliou.

SOBRE A FORMADORA

A psicóloga Fábia Carla Castro Alves tem ampla experiência em desenvolvimento humano, gestão de pessoas e liderança organizacional. É especialista em Gestão de Pessoas e Gestão de Empresas, psicoterapeuta em Gestalt Terapia, coach com certificações internacionais e mestranda em Administração e Contabilidade pela FUCAPE Business School. Atua como consultora, palestrante e mentora em áreas como cultura organizacional, saúde mental no trabalho, comunicação não violenta e performance de equipes.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98) 2055-2800

 

GALERIA DE FOTOS