Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso de Filosofia do Direito tem vagas para profissionais do TJMA

Aberto para magistratura e demais carreiras - analistas e assessorias de gabinetes de 1º e 2º graus

Publicado em 1 de Out de 2024, 9h36. Atualizado em 1 de Out de 2024, 14h27
Por Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura (ESMAM) prorrogou até o dia 3 de outubro (quinta-feira), as inscrições para o curso Filosofia do Direito. Estão disponíveis vagas para a magistratura, além de analistas da área do Direito e as assessorias de gabinetes.

As aulas no formato semipresencial acontecem entre os dias 10 e 18 de outubro, com  reflexões sobre temas fundamentais para a justiça, a formação propõe explorar a filosofia jurídica de forma prática, promovendo discussões que irão além dos conceitos teóricos tradicionais abordados nos cursos de graduação.

Faça sua inscrição AQUI até 3/10

Atenção! Para ser certificado, é indispensável que o aluno participe tanto das aulas à distância quanto das aulas presenciais. 

De acordo com o cronograma, as aulas estão distribuídas em presenciais e a distância:

Plataforma EAD ESMAM: 10 a 16/10

Presencial: 17 e 18/10, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h

SOBRE O CURSO

Diferente da abordagem densa e histórica da filosofia do direito, a capacitação será focada na aplicação prática da filosofia para questões que juízas e juízes enfrentam no cotidiano, como a administração da justiça e o papel da hermenêutica na fundamentação das decisões judiciais. O curso discutirá temas como ativismo judicial, neoconstitucionalismo e a Teoria da Decisão, buscando fornecer aos profissionais ferramentas para compreender melhor os direitos fundamentais e desenvolver habilidades essenciais em argumentação e ponderação, fundamentais para o exercício da magistratura.

A reflexão crítica sobre o conceito de justiça será um dos pontos principais abordados. O objetivo é capacitar os profissionais da magistratura a refletirem de forma crítica e filosófica sobre temas fundamentais da justiça, para além da dogmática jurídica, e do senso comum se aproximando das grandes linhas do pensamento jurídico, como o jusnaturalismo, o positivismo e o pós-positivismo.

SOBRE O TUTOR

André Luiz Nicolitti é juiz no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Doutor em direito pela  Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam. 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800

 

GALERIA DE FOTOS