Cursos, palestras, rodas de conversa, momento cultural e muita interação marcaram a semana itinerante promovida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), no polo judicial de Pinheiro (Baixada Maranhense). O projeto consiste em levar ações de formação e de capacitação às comarcas do interior, além de promover maior aproximação entre a instituição e a comunidade jurídica local, aprimorando os serviços oferecidos pelo Judiciário à população.
O polo é formado pelas comarcas de Pinheiro (sede), Bacuri, Bequimão, Cândido Mendes, Carutapera, Cedral, Cururupu, Governador Nunes Freire, Guimarães, Maracaçumé, Mirinzal, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer e Turiaçu.
Para a diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral (na foto abaixo, com secretário-geral, Carlos Belo), a iniciativa contribui para democratização do conhecimento, pois ao se deslocar até as localidades mais remotas, a instituição permite que profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), independentemente de onde estejam atuando, tenham acesso ao mesmo nível de formação e atualização. “Esta abordagem não só enriquece as práticas jurídicas locais, mas também contribui para a equidade no acesso à justiça”, reforçou a magistrada, no encerramento das atividades em Pinheiro, nesta quinta-feira.

A magistrada ressaltou que valorizar as pessoas é o mais importante e que dominar as tecnologias e aplicar a inteligência artificial (IA) deve servir para agilizar as tarefas e trazer eficiência ao trabalho das unidades judiciais, mas também para que as equipes possam ter mais tempo para interagir ou se dedicar a ter mais qualidade de vida.
Ela enalteceu o trabalho desenvolvido nas diversas comarcas do polo de Pinheiro e disse que a ESMAM se propõe a atender às solicitações de formação e capacitação apresentadas pelos gestores em todo o Estado. Para a diretora da escola judicial, essa é uma das formas de garantir que a população receba o melhor tratamento possível, com suas demandas atendidas com eficiência e em tempo razoável.
CURSOS
Durante a jornada, que teve início na segunda-feira (23), a equipe da ESMAM manteve reuniões e rodas de conversa para dialogar com profissionais, magistrados e magistradas das respectivas comarcas sobre o funcionamento e missão da escola e as demandas relativas à formação e capacitação para a melhoria contínua da prestação dos serviços da justiça nessas regiões.
Para melhor integrar as equipes das diversas comarcas, as atividades se concentraram nos Fóruns de Bequimão (23/9), São Bento (24/9), Santa Helena (25/9), com encerramento em Pinheiro (26/9), beneficiando cerca de 60 profissionais.
Entre os cursos ofertados, destacam-se o aprimoramento em Gestão de Unidade Judicial: Padronização de Rotinas de Secretaria (juiz Rodrigo Terças), Noções Gerais do Sistema Eletrônico de Execução Unificado - SEEU: Módulo Secretaria Judicial e BNMP (Wendel Pinto), Requisições de Precatórios Judiciais pelo Sistema de Administração de Precatórios - SAPRE (Paulo Dias e Marcos Vinícius Almeida)

“O treinamento presencial para uso de sistemas como PJe, SEEU, BNMP e SAPRE e outros é fundamental para que possamos acompanhar a modernização e aprimorar nosso trabalho, com segurança, qualidade e eficiência nos processos judiciais, em especial as execuções penais e monitoramento das prisões. Estamos felizes com a iniciativa da ESMAM, pois nem sempre os profissionais têm condições de se deslocarem até a Capital e ter acesso aos cursos”, ressaltou o técnico judiciário Edmilson de Jesus Oliveira, secretário substituto na comarca de São Bento.
A juíza Flor de Lys Amaral, da comarca de Bequimão (na foto abaixo, ao centro, de blazer cinza), elogiou a iniciativa e a importância do acesso aos cursos. É uma ação providencial e pontual, considerando que alguns desses sistemas eram um gargalo na nossa unidade de trabalho. Agora, os servidores estão treinados e prontos para manusear o SAPRE e SEEU com maestria. Agradecemos à desembargadora Sônia e a toda equipe da ESMAM”, acrescentou.

A juíza Arianna Saraiva, diretora do Fórum de Pinheiro, agradeceu enalteceu a organização do projeto e sua abrangência. "Foi de extrema importância para a qualificação contínua e o aprimoramento profissional de todos os servidores do Tribunal de Justiça, em especial dessas comarcas da Baixada Maranhense. Além de proporcionar um momento de aprendizado, essa oportunidade fortaleceu a união e o engajamento de todos nós, contribuindo para o crescimento do Judiciário e a melhoria dos serviços prestados à sociedade", reforçou.
As atividades da ESMAM nas comarcas do polo judicial também foram acompanhadas pelos juízes Carlos Alberto Matos Brito, Alexandre Sabino Meira e José Ribamar Dias Júnior.
ESMAM CULTURAL
Uma programação cultural, com participação de servidores, servidoras, juízes e juízas do polo marcou o encerramento da semana em Pinheiro. Houve apresentações musicais, mostra de poesia e desenhos realistas e outras produções que revelaram talentos entre as equipes de profissionais - uma prévia do que já acontece anualmente na mostra de arte e talentos do Judicário, o ESMAM Cultural.

“Agradeço imensamente à ESMAM por nos proporcionar esses momentos, tanto de formação como de integração e entretenimento, que é um momento que nos torna humanos”, disse a servidora Pollyanna Lima. “No Judiciário, às vezes a gente se perde no meio de um sistema muito rígido, que nos leva a esquecer o lado humano, que é o principal da justiça, porque processos também são pessoas. O ESMAM Itinerante é um marco importante para nós, pois nos valoriza como profissionais e como pessoas”, finalizou.

Integraram a equipe de trabalho dessa edição do ESMAM Itinerante, além dos formadores, o analista judiciário Carlos Belo (secretário-geral), a servidora Manoele Santos (supervisora da Biblioteca da ESMAM), o servidor do Núcleo de Comunicação, Jhonathan Aroucha, e Jahilton Serpa (Divisão de Transportes).
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800