Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM conclui semana itinerante no polo judicial de Pinheiro

O projeto consiste em levar ações de formação e de capacitação às comarcas do interior

Publicado em 27 de Set de 2024, 10h13. Atualizado em 30 de Set de 2024, 7h57
Por Ascom ESMAM

Cursos, palestras, rodas de conversa, momento cultural e muita interação marcaram a semana itinerante promovida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), no polo judicial de Pinheiro (Baixada Maranhense). O projeto consiste em levar ações de formação e de capacitação às comarcas do interior, além de promover maior aproximação entre a instituição e a comunidade jurídica local, aprimorando os serviços oferecidos pelo Judiciário à população. 

O polo é formado pelas comarcas de Pinheiro (sede), Bacuri, Bequimão, Cândido Mendes, Carutapera, Cedral, Cururupu, Governador Nunes Freire, Guimarães, Maracaçumé, Mirinzal, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer e Turiaçu.

Para a diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral (na foto abaixo, com secretário-geral, Carlos Belo), a iniciativa contribui para democratização do conhecimento, pois ao se deslocar até as localidades mais remotas, a instituição permite que profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), independentemente de onde estejam atuando, tenham acesso ao mesmo nível de formação e atualização. “Esta abordagem não só enriquece as práticas jurídicas locais, mas também contribui para a equidade no acesso à justiça”, reforçou a magistrada, no encerramento das atividades em Pinheiro, nesta quinta-feira.

 

 

A magistrada ressaltou que valorizar as pessoas é o mais importante e que dominar as tecnologias e aplicar a inteligência artificial (IA) deve servir para agilizar as tarefas e trazer eficiência ao trabalho das unidades judiciais, mas também para que as equipes possam ter mais tempo para interagir ou se dedicar a ter mais qualidade de vida. 

Ela enalteceu o trabalho desenvolvido nas diversas comarcas do polo de Pinheiro e disse que a ESMAM se propõe a atender às solicitações de formação e capacitação apresentadas pelos gestores em todo o Estado. Para a diretora da escola judicial, essa é uma das formas de garantir que a população receba o melhor tratamento possível, com suas demandas atendidas com eficiência e em tempo razoável.

CURSOS 

Durante a jornada, que teve início na segunda-feira (23), a equipe da ESMAM manteve reuniões e rodas de conversa para dialogar com profissionais, magistrados e magistradas das respectivas comarcas sobre o funcionamento e missão da escola e as demandas relativas à formação e capacitação para a melhoria contínua da prestação dos serviços da justiça nessas regiões. 

Para melhor integrar as equipes das diversas comarcas, as atividades se concentraram nos Fóruns de Bequimão (23/9), São Bento (24/9), Santa Helena (25/9), com encerramento em Pinheiro (26/9), beneficiando cerca de 60 profissionais.

Entre os cursos ofertados, destacam-se o aprimoramento em Gestão de Unidade Judicial: Padronização de Rotinas de Secretaria (juiz Rodrigo Terças), Noções Gerais do Sistema Eletrônico de Execução Unificado - SEEU: Módulo Secretaria Judicial e BNMP (Wendel Pinto), Requisições de Precatórios Judiciais pelo Sistema de Administração de Precatórios - SAPRE (Paulo Dias e Marcos Vinícius Almeida)

 

 

“O treinamento presencial para uso de sistemas como  PJe, SEEU, BNMP e SAPRE e outros é fundamental para que possamos acompanhar a modernização e aprimorar nosso trabalho, com segurança, qualidade e eficiência nos processos judiciais, em especial as execuções penais e monitoramento das prisões. Estamos felizes com a iniciativa da ESMAM, pois nem sempre os profissionais têm condições de se deslocarem até a Capital e ter acesso aos cursos”, ressaltou o técnico judiciário  Edmilson de Jesus Oliveira, secretário substituto na comarca de São Bento.

A juíza Flor de Lys Amaral, da comarca de Bequimão (na foto abaixo, ao centro, de blazer cinza), elogiou a iniciativa e a importância do acesso aos cursos. É uma ação providencial e pontual, considerando que alguns desses sistemas eram um gargalo na nossa unidade de trabalho. Agora, os servidores estão treinados e prontos para manusear o SAPRE e SEEU com maestria. Agradecemos à desembargadora Sônia e a toda equipe da ESMAM”, acrescentou.

 

A juíza Arianna Saraiva, diretora do Fórum de Pinheiro, agradeceu enalteceu a organização do projeto e sua abrangência. "Foi de extrema importância para a qualificação contínua e o aprimoramento profissional de todos os servidores do Tribunal de Justiça, em especial dessas comarcas da Baixada Maranhense. Além de proporcionar um momento de aprendizado, essa oportunidade fortaleceu a união e o engajamento de todos nós, contribuindo para o crescimento do Judiciário e a melhoria dos serviços prestados à sociedade", reforçou.

As atividades da ESMAM nas comarcas do polo judicial também foram acompanhadas pelos juízes Carlos Alberto Matos Brito, Alexandre Sabino Meira e José Ribamar Dias Júnior. 

ESMAM CULTURAL 

Uma programação cultural, com participação de servidores, servidoras, juízes e juízas do polo marcou o encerramento da semana em Pinheiro. Houve apresentações musicais, mostra de poesia e desenhos realistas e outras produções que revelaram talentos entre as equipes de profissionais - uma prévia do que já acontece anualmente na mostra de arte e talentos do Judicário, o ESMAM Cultural.  

 

 

“Agradeço imensamente à ESMAM por nos proporcionar esses momentos, tanto de formação como de integração e entretenimento, que é um momento que nos torna humanos”, disse a servidora Pollyanna Lima. “No Judiciário, às vezes a gente se perde no meio de um sistema muito rígido, que nos leva a esquecer o lado humano, que é o principal da justiça, porque processos também são pessoas. O ESMAM Itinerante é um marco importante para nós, pois nos valoriza como profissionais e como pessoas”, finalizou.

 

 

Integraram a equipe de trabalho dessa edição do ESMAM Itinerante, além dos formadores, o analista judiciário Carlos Belo (secretário-geral), a servidora Manoele Santos (supervisora da Biblioteca da ESMAM), o servidor do Núcleo de Comunicação, Jhonathan Aroucha, e Jahilton Serpa (Divisão de Transportes).

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98) 2055-2800

 

GALERIA DE FOTOS